Assinado contrato para bilhetagem eletrônica

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

As 3 empresas concessionárias do transporte coletivo de Passo Fundo se reuniram nesta sexta-feira para assinar o contrato de instalação do sistema de bilhetagem eletrônica, com a Empresa 1 Soluções em Bilhetagem Eletrônica. Na presença do prefeito Airton Dipp, de vereadores e secretários municipais, o acordo foi firmado oficialmente e dentro de 10 dias a empresa começa os trabalhos direcionados para o sistema de Passo Fundo.

De acordo com o prefeito Airton Dipp, a empresa que fornecerá a tecnologia foi escolhida pelas concessionárias e teve a adesão da Codepas, empresa pública de economia mista, de forma que o atendimento aos usuários do sistema possa ser integrado. “ Não haveria como a Codepas não utilizar a mesma tecnologia, uma vez que é preciso ter interligação. Temos todos os pareceres jurídicos favoráveis para este procedimento e a certeza de que o processo foi transparente e encaminhado pelo melhor para os usuários do transporte”, concluiu.

Segundo o secretário de finanças César Bilibio, o  processo foi todo acompanhado pela comissão formada por membros da administração e das concessionárias  para que se pudesse escolher a tecnologia mais moderna e adequada para a nossa realidade. Ele agradeceu o empenho das empresas e dos profissionais envolvidos neste trabalho, reafirmando a importância do sistema de bilhetagem eletrônica para o controle do poder concedente.

O empresário Érico Simon de Moraes, diretor da empresa contratada, explicou que a partir de agora será feito o projeto executivo específico para Passo Fundo. Depois de aprovado este projeto junto às empresas, começa efetivamente a instalação de equipamentos e treinamento dos funcionários da empresas de transporte. “ Importante ressaltar que a figura do cobrador não desaparece com a bilhetagem eletrônica. Ele estará presente para receber valores dos usuários que optarem por pagar em dinheiro”, esclareceu.

Entre as vantagens deste sistema está o maior poder de fiscalização pelo poder concedente, neste caso a Prefeitura de Passo Fundo, a facilidade para o usuário do sistema de transporte, além de melhorias na segurança, pois irá circular muito menos dinheiro nos ônibus, minimizando o risco de assaltos.

Depois de implantado o sistema, o usuário poderá adquirir créditos pela internet ou em pontos de venda na cidade. Os cartões deverão ser personalizados e cada usuário poderá ter somente um cartão que não terá custo.

As despesas decorrentes da implantação do sistema de bilhetagem eletrônica serão custo exclusivo das empresas e não poderão incidir no cálculo da tarifa ou na composição do custo do passageiro transportado. O decreto municipal nº 103/2011, que regulamenta o sistema pode ser consultado no site da Prefeitura Municipal. Conforme o decreto, o processo de implantação não pode ultrapassar o prazo de um ano.

Gostou? Compartilhe