Mulheres vitoriosas

O grupo Mulheres em Busca da Vitória do bairro Bom Jesus transforma lixo em luxo

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Cerca de 15 mulheres moradoras do bairro Bom Jesus descobriram no lixo uma forma de ajudar a natureza e também de contribuir no sustento da família. O grupo Mulheres em Busca de Vitória iniciou suas atividades há 13 anos e está prestes a se tornar uma associação reconhecida legalmente. Neste momento, as mulheres trabalham para confeccionar os enfeites de Natal para embelezar as vias de acesso ao bairro e por isso pedem doações para a comunidade.

O maior objetivo do grupo, além de transformar o lixo em artesanato, é conscientizar às pessoas sobre a importância da reciclagem. “As pessoas não têm noção do que se pode fazer com aquele lixo que estão jogando fora. Lixo é dinheiro”, desabafou a presidente do grupo, Maria de Lourdes Sampaio.

Os materiais recicláveis como garrafas pet, caixas de leite, jornais e revistas transformam-se em arranjos, botas, pinheirinhos, bolas e arcos de Natal. Em épocas de feira, o grupo arrecada em torno de R$ 300,00 com a venda do artesanato. A presidente do grupo que também foi uma das fundadoras, juntamente com a Maria de Lourdes Coelho Pupe, se sente orgulhosa do trabalho que as mulheres realizam. “Ajuda na renda e preserva o meio ambiente. Sempre digo para elas que temos que fazer o nosso trabalho com amor. Com amor construímos tudo”, afirmou a presidente do grupo.
A integrante Carmem Sampaio, de 66 anos disse que fazer artesanato é uma terapia. “Isso proporciona muita tranquilidade para a nossa alma”, comemorou Carmem.

O grupo também é responsável pela confecção das boias de contenção que serão utilizadas para reter o lixo do Rio Passo Fundo no momento da remoção dos resíduos. As contenções são feitas a partir de garrafas pet e uma lona. São 9 metros de comprimento por dois de altura.

A notícia completa na edição impressa  e  digital do Jornal O Nacional.  Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas

Gostou? Compartilhe