Passo Fundo conta com Museu de História da Medicina

Inauguração da instituição da Academia Passo-fundense de Medicina foi no final da tarde desta terça-feira

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Academia Passo-fundense de Medicina inaugurou ontem o Museu de História da Medicina de Passo Fundo, que fica junto à sua sede, na Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo. O evento contou com a participação de diversas autoridades, acadêmicos e do presidente do Simers (Sindicado Médico do Rio Grande do Sul) e diretor do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul, Germano Bonow.

Para o diretor da Faculdade de Medicina da UPF, Alberto Malmann, o Museu vai representar muito para alunos e professores. “Este Museu de História da Medicina de Passo Fundo é uma relíquia, um arquivo da evolução de uma medicina não só da região, como do estado e, quem sabe, do Brasil”, ressaltou.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Jairo Caovilla, que esteve representando o prefeito Airton Dipp, a história da medicina é mais antiga que a própria história de Passo Fundo como município. Neste sentido, o museu é uma prova de que “há muito a mostrar para o presente e para o futuro”, destaca.

Prestigiando a cerimônia, Bonow ressaltou a importância de resgatar e preservar a história. Por isso, garantiu que a instituição de Passo Fundo contará com o apoio e colaboração do museu do estado. Além de participar da inauguração, o presidente do Simers veio a Passo Fundo para buscar dados para uma pesquisa que o sindicato está realizando sobre leitos psiquiátricos no Rio Grande do Sul. Para tanto, Bonow visitou ontem o Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes e hoje vai conhecer o Hospital Beneficente Doutor César Santos. A pesquisa pretende também saber qual o uso desses leitos por usuários de crack e outras drogas e sobre as propostas de legislação a respeito a internação compulsória desses usuários.

O Museu
Com sede junto à Faculdade de Medicina e anexo à sede da Academia Passo-fundense de Medicina, o Museu de História da Medicina de Passo Fundo tem seu acervo constituído por objetos quer foram utilizados no passado e também por livros antigos. Nas prateleiras do Museu, constam instrumentos médicos, livros, artigos de revistas, teses, periódicos, memórias e monografias produzidas por médicos do município, documentos oficiais e fotografias de médicos que trabalharam na cidade. Além disso, conta com bibliografia referente à história da medicina em Passo Fundo.

Gostou? Compartilhe