Em média quem entra com uma ação na Justiça do Trabalho de Passo Fundo precisa esperar pelo menos um ano até que seja dada a sentença. O tempo de espera é muito longo, considerando que as ações nessa área deveriam ser rápidas. Por isso, há anos, vinha se reivindicando o aumento do número de Varas do Trabalho, o que teve resultado ontem, com a inauguração de duas novas unidades: a 2ª e a 3ª Varas do Trabalho. Com isso, o tempo médio de espera deve diminuir pela metade em cerca de um ano, quando as duas novas varas deverão já ter absorvido parte do trabalho que vinha sendo realizado pelas 1ª e 2ª Varas do Trabalho.
Segundo informações da Justiça do Trabalho de Passo Fundo, as varas que já atuam possuem cerca de 5 mil ações em andamento, sendo aproximadamente 1.800 em cada uma deram entrada este ano. Este grande volume faz com que o tempo médio espera seja superior a 12 meses. Na 1ª Vara do Trabalho, por exemplo, se alguém entrar hoje com uma ação, a primeira audiência acontece em 30 dias, mas a segunda, que é quando é dada a sentença, está sendo marcada para abril de 2013, que é a partir de quando existem datas disponíveis.
A ideia, então, é que as duas novas varas possam trabalhar com os novos processos que começarem a entrar a partir de agora. Com isso, as outras duas poderão agilizar os que já estão em andamento. Além disso, ao longo do próximo ano, as novas varas poderão auxiliar nas ações que estão no considerado resíduo da 1ª e 2ª Varas. Na 3ª Vara do Trabalho a atuação será do juiz Marcelo Caon Pereira. Na 4ª Vara do Trabalho a atuação será do juiz Maurício Machado Marca.
A notícia completa na edição impressa e digital do Jornal O Nacional. Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas