Há dois anos a Rádio Planalto está oportunizando que crianças e adolescentes aprendam mais sobre a música gauchesca. O projeto “Abre o fole gaiteiro” atualmente conta com 54 alunos que aprendem a tocar gaita, violão e a cantar. Além disso, os futuros artistas podem mostrar suas habilidades nos programas realizados pela rádio em três dias da semana.
O superintendente da emissora e idealizador do projeto, Daltro Wesp, explica que o projeto surgiu a partir de uma demanda que começou a se apresentar durante os programas de rádio. Muitas vezes os pais levavam as crianças para se apresentar e, diante da situação, viu uma oportunidade de poder capacitar esses participantes. “Os primeiros alunos foram aqueles que os pais já observavam essa tendência de interesse”, relembra.
Entre os objetivos está fortalecer o conceito “Passo Fundo, Tchê, a cidade mais gaúcha do Rio Grande do Sul”. E, de acordo com Wesp, é preciso renovar os artistas e isso é feito através da manifestação de diversos gêneros da cultura. “Os outros objetivos são dar continuidade a tradição gaúcha através da valorização da arte e cultura musical e oportunizar o despertar artístico dos jovens, oferecendo uma oportunidade de capacitação e inserção social desses jovens”, destaca.
O projeto funciona em parceria com a Rádio Planalto, que cuida da parte da remuneração dos professores através de patrocínios, da Assistência Diocesana Leão XIII, que cede um professor e do Notre Dame, que permite a utilização do Ginásio de esportes para as aulas de gaita. Inicialmente as aulas seriam somente de gaita. Com o passar do tempo firmamos a parceria com a escola de música Moreira que também incluiu o violão e o canto.
A notícia completa na edição impressa e digital do Jornal O Nacional. Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas