Há 10 anos surgia uma ideia, a de distinguir aqueles profissionais liberais, empresas, empresários e empreendimentos que se destacaram ao longo do ano. E, para marcar o momento, a entrega de um troféu, como forma de reconhecimento. Assim nascia o Destaque Empresarial, promovido por O Nacional há 10 anos. Além de ser uma pesquisa que realmente elenca os que se sobressaíram a cada ano, conta o respaldo de ser promovida por uma das empresas mais antigas de Passo Fundo, que em 2011 completou 86 anos de atividades, atuando como o principal meio de comunicação do Norte do Estado.
Atualmente a pesquisa é coordenada pela Foccus Consultoria de Marketing, que desde 2005 dedica mais de 30 dias para a realização das entrevistas, feitas presencialmente. “Antes de partir para as entrevistas, elaboramos um elenco de entrevistados, que são pessoas que realmente fazem a diferença na cidade, seja como formadores de opinião, representantes de classes e de entidades ou principais executivos das empresas”, explica Beatriz Fragomeni, diretora da Foccus. A ideia principal é que sejam entrevistadas pessoas que pertençam a determinados ramos de atividades representativos na economia e na sociedade, de maneira a preencher as exigências do universo da amostra pesquisada.
Nestes 10 anos de Destaque Empresarial, Passo Fundo conheceu os nomes que realmente são destaque na cidade, através de uma pesquisa séria e comprometida. “Esta iniciativa do grupo editorial O Nacional tem como objetivo homenagear aquelas empresas, profissionais liberais, empreendimentos e empresários que se destacaram ao longo destes anos”, salienta o presidente do grupo, Múcio de Castro Filho.
A cada ano o prêmio reconhece aqueles que estão fazendo a diferença e que conquistaram a confiança dos passo-fundenses. “O Nacional, como um órgão de comunicação de mais de 86 anos de existência, nada mais faz do que a sua obrigação em referendar o reconhecimento desta comunidade àqueles que colaboraram no engrandecimento de Passo Fundo, que hoje é um dos principais polos regionais do Brasil”, avalia Múcio Filho.
Como não se trata de uma pesquisa quantitativa, o público entrevistado é mais restrito, são cerca de 50 pessoas, mas certamente é composto de um elenco que é capaz de fornecer as informações com representatividade. “Um formador de opinião, por exemplo, interfere em um mínimo de 100 pessoas em seu relacionamento. Pensemos em um presidente da República, por exemplo”, completa Beatriz. Na elaboração das categorias a serem eleitos os destaques, são considerados o aquecimento do mercado, importância na economia na cidade e uma série de outros fatores, conforme explica a diretora da Foccus.
Os que mais aparecem
Durante o tempo em que o Prêmio é realizado, alguns empreendedores e empreendimentos se repetem, pela permanência como destaques na cidade ou por estarem sempre inovando e crescendo. “Os nomes que se repetem certamente estão num patamar muito acima dos demais da mesma categoria, por isso sempre se destacam, seja por excelência no atendimento, credibilidade, qualificação técnica, investimentos, ou mesmo a força da marca”, destaca Beatriz.
As entrevistas
Para se chegar aos nomes dos ganhadores do Destaque Empresarial, as entrevistas realizadas são sempre feitas pessoalmente, face a face. Antes da pesquisa propriamente dita, o entrevistado recebe as orientações técnicas de como é o funcionamento da entrevista. Além disso, a identidade dos participantes é sempre preservada, de acordo com o que reza o Código de Ética em Pesquisas. “Não existe o vínculo do jornal O Nacional com quem é entrevistado, ou seja, não há como saber qual entrevistado deu qual resposta”, explica.
Também são preservados alguns critérios que diferenciam o Destaque Empresarial das pesquisas chamadas “top of mind” (primeiro nome que vem à cabeça, significado em inglês). Diferente disso, o entrevistado precisa indicar o nome de cada categoria considerando itens como responsabilidade social, investimento econômico, qualificação técnica da mão de obra e credibilidade da imagem.
De acordo com Beatriz, todos os entrevistados têm-se mostrado cordiais a responder às questões propostas. “Quando existe um engajamento com a cidade, a pesquisa é sempre bem aceita”, avalia.
O Empreendedor do Ano
Para comemorar os 10 anos do Destaque Empresarial, houve uma modificação em relação aos anos anteriores. Até ano passado, a pesquisa escolhia o Empreendimento do Ano. Em 2011, a edição comemorativa escolheu o Empreendedor do Ano.
Confira a edição digital do caderno Destaque Empresarial 2011 clicando aqui