Passo-fundenses têm encontro com governador Tarso Genro

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Durante 22 dias, gaúchos e gaúchas responderam a indagação do governador Tarso Genro, através do projeto Governador Pergunta. Pela internet o governador fez a seguinte pergunta ao povo gaúcho: "Como podemos melhorar o atendimento na saúde pública?".  As pessoas participaram enviando propostas através do site e votando em suas preferidas.

Os autores das 50 sugestões mais votadas terão um encontro com o governador do Estado, amanhã, 14 de dezembro, ás 16h, no Palácio Piratini, para discutir suas ideias, com transmissão ao vivo pela internet. Dentre as proposta mais votadas está a de dois passo-fundenses, uma Belani Chaves, mas que reside atualmente em Lages - SC. Mesmo distante ela diz que acompanha as ações do Estado, já que a família reside em Passo Fundo. A proposta de Belani diz respeito à agilidade nos diagnósticos, para que o paciente ao chegar na Unidade de Saúde passe  pelo atendimento, exames e  receba o diagnóstico e já seja  medicado. O outro passo-fundense que teve a sua proposta entre as mais votadas, ainda não havia confirmado presença no encontro.

 Segundo o coordenador executivo do Gabinete Digital, Fabrício Solagna “essas duas pessoas ficaram com suas propostas entre as 50 mais votadas e logicamente foram convidadas para estarem na audiência com o governador Tarso. No lançamento do Território da Paz, em Passo Fundo, foi disponibilizado um telecentro com vários computadores para a população votar e tivemos uma contribuição expressiva”.

Em torno de 60 mil pessoas participaram do processo, que encerrou dia 10 de dezembro pelo site www.gabinetedigital.rs.gov.br.  Nestes 22 dias, de 9 a 30 de novembro, o Governador Pergunta recolheu 1,3 mil propostas e sugestões em cinco temas: Saúde da Família, Cuidado Integral, Urgência e Emergência, Acesso a Medicamentos e Saúde.

Qualquer cidadão pôde enviar sua contribuição baseada em experiências e opiniões próprias. Em Passo Fundo foi instalado um ponto fixo digital junto a Procergs, no centro da cidade, para as pessoas que não tinham acesso a internet pudessem acessar o Gabinete Digital e mandar sua proposta.

 Processo

Todo o processo da ferramenta foi dividido em quatro etapas. No primeiro momento, o governador lançou o questionamento à população em evento público, com transmissão pela internet, e com a presença do secretário Estadual de Saúde. Em seguida, foi iniciada a fase de recebimento de contribuições. Na terceira etapa, aconteceu a votação pelo site, que culminará no encontro do governador e do secretário com os autores das 50 propostas mais votadas.

Gostou? Compartilhe