A Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo foi habilitada para executar parte do Projeto Mulheres da Paz, uma das ações do Pronasci – Programa Nacional de Segurança com Cidadania – que destina-se a prevenção, controle e repressão da criminalidade, atuando em raízes sócio-culturais, além de articular ações de segurança pública com políticas sociais, por meio da integração da União, Estados e Municípios. O Projeto Mulheres da Paz tem como objetivo a seleção e capacitação de 200 mulheres que atuam nas comunidades que constituem áreas de alto índice de vulnerabilidade, com vistas à construção e fortalecimento das redes sociais de prevenção e enfrentamento à violência.
As mulheres serão selecionadas dentre as moradoras de suas respectivas comunidades, através de um processo seletivo as que mais se identificarem nos propósitos do Projeto. Serão identificadas por agentes comunitários, presidentes de bairros, conselheiros, diretores de escolas, dentre outros membros da sociedade local e serão selecionadas por uma Equipe Multidisciplinar do Projeto composta por 01 Assistente Social, 01 Psicólogo, 01 Advogado e 03 Educadores Sociais, juntamente com a Equipe Responsável pela coordenação do mesmo na Secretaria de Segurança Pública. Os Bairros envolvidos são José Alexandre Zachia, Valinhos, Vera Cruz, Santa Marta, Integração, Cruzeiro, São Luiz Gonzaga, Manoel Corralo e Entre Rios.
A capacitação será desenvolvida com no mínimo 150 horas de atividades formativas. Também serão acompanhadas diariamente e terão encontros semanais com as equipes envolvidas no Projeto. Receberão auxílio financeiro no valor de R$ 190,00, uniforme e material necessário para a capacitação.
Para o bom desempenho do Projeto, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal, criado através de Decreto Municipal, em outubro de 2009, tem a responsabilidade de promover e articular as ações conjuntas das diversas estratégias de combate à violência, bem como receber, analisar e discutir conjuntamente, identificar e intensificar as políticas de ações integradas. Segundo o secretário de Segurança Pública, Márcio Patussi, esta é uma das ações que vem fortalecer as bases comunitárias, auxiliando na pacificação da sociedade, oferecendo assim novas oportunidades a estas mulheres passo-fundenses.