Desde a última sexta-feira, dia 9 de dezembro, a unidade de saúde do bairro Zacchia está trabalhando com os prontuários eletrônicos. O sistema, que foi anunciado pelo governo do estado, começou a funcionar por Passo Fundo e teve as Estratégias de Saúde da Família que funcionam naquele bairro como pilotos na implantação.
“Estamos nos adaptando e acreditamos que vá agilizar bastante o atendimento”, comenta Luiz Artur Rosa Filho, um dos médicos que atua na unidade. Agora, todo o registro de atendimento é informatizado. Com isso, todas as consultas e receitas emitidas na data de ontem (14), por exemplo, poderão ser acessadas no sistema daqui a dez anos ou sempre que se precise saber o histórico de atendimento de cada paciente.
Além de registrar os atendimentos realizados na unidade de saúde como um todo, o sistema permite que as receitas sejam impressas, e não mais feitas manualmente pelos médicos. E, em breve, os pedidos de exames também serão feitos dessa forma. Outro benefício é que as consultas são realizadas com hora marcada e o horário de entrada no consultório também fica registrado.
No futuro, quando todas as unidades estiverem trabalhando com o prontuário eletrônico e o sistema for interligado, se o paciente for atendido no pronto-socorro na noite anterior, por exemplo, quando chegar para a consulta, os profissionais de saúde terão acesso às informações, tais como o tipo de atendimento realizado, medicamentos ministrados e exames. Da mesma forma, diretamente do pronto-socorro poderá ser marcado o horário de consulta ou de exames que deverão ser feitos posteriormente na unidade de saúde.
A notícia completa na edição impressa e digital do Jornal O Nacional. Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas