A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag) reuniu na quarta-feira (14) cerca de 650 avicultores em assembleia realizada no interior de Montenegro. A principal pauta foi o atraso nos pagamentos, especialmente pelas unidades da empresa Doux Frangosul. De acordo com o presidente da Associação dos Criadores de Frango de Passo Fundo e Região (Avepenca), Luís Jesus, algumas decisões foram tomadas pelos produtores e levadas até a empresa logo depois da realização da assembleia.
Conforme o presidente da associação, o atraso nos pagamentos chega, em alguns casos, a 150 dias. “O nosso principal assunto foi a questão problemática que se vive hoje, em toda região, e estado também, da Doux Frangosul”, comenta. Segundo Jesus, ainda não foi passada uma posição concreta em relação aos pagamentos por parte da empresa. Essa situação atinge aproximadamente 500 produtores só na região de Passo Fundo.
Na assembleia, ficou definido o pedido de pagamento imediato, até no máximo segunda-feira, 19 de dezembro. Caso isso não aconteça, os integrados pretendem paralisar as atividades, deixando de fazer o alojamento. Dessa vez, a decisão abrange todo o estado e não mais somente a região de Passo Fundo, como foi anteriormente. De acordo com Jesus, em todo o Rio Grande do Sul são mais de dois mil produtores integrados ao sistema da produção de frango. A empresa teria pedido prazo até o dia 21 de dezembro para apresentar um calendário, o que não interessa aos produtores, que pedem o pagamento imediato. “Calendários já foram feitos vários, mas não foram cumpridos. Portanto, não nos interessa”, salienta Jesus.
Na assembleia estiveram presentes representantes da associação dos suinocultores, que vivem situação semelhante de dificuldade de receber os pagamentos. Com isso, a Federação e os produtores começam a estudar a possibilidade de entrar com uma ação na Justiça, coletivamente, para garantir os pagamentos.
A notícia completa na edição impressa e digital do Jornal O Nacional. Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas