Deficit hídrico dos três últimos meses já soma 194 mm

Pancadas de chuva isoladas devem continuar no final da semana

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A chuva registrada esta semana não melhorou o volume de chuva registrado no mês ainda, que permanece baixo.  Ao todo foram 18,6 mm registrados no mês de dezembro, o que representa 11% da média prevista para todo o mês, que é de 161,5 mm. O observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivegndonei Sampaio, diz que para o volume ficar dentro da normalidade a quantidade necessária é de 80 mm.

O déficit hídrico do ano começou a ser registrado em setembro. Naquele mês choveu apenas 47 mm, quando a média era de 206 mm. Em outubro a média de chuva do mês de 167 mm foi superada. Choveu 195 mm. Entretanto, em novembro o volume da precipitação voltou a ficar bem abaixo. Estavam previstos 140 mm, mas só foram registrados 67 mm. “Portanto, choveu 319 mm em três meses. Se somarmos as médias teríamos 513 mm. Ou seja, estamos com um déficit de 194 mm, e isso é preocupante, principalmente para agricultor”, diz.

Para dezembro um prognóstico do Inmet aponta que as chuvas irão continuar abaixo da média. Entretanto, Sampaio revela que se for calculado o acumulado do ano já foi registrado 1.994 mm, 11% a mais do que o previsto, que era de 1.780 mm. “Isso se deve aos meses de julho e agosto, quando tivemos quase 600 mm de precipitação registrada”, destaca.

Previsão do tempo

A área de nebulosidade que chegou esta semana deve permanecer até o domingo. Nesta sexta-feira a previsão é de tempo instável, com pancadas de chuva com volumes mais significativos em pontos isolados. Entretanto, elas continuam sendo de rápida passagem. A temperatura entre em elevação gradativa, ficando entre 14°C e 25°C.

No sábado o tempo permanece nublado e ainda podem ocorrer pancadas de chuva fraca em áreas isoladas no final da tarde. A temperatura oscila entre 14°C e 26°C.

O domingo permanece com o tempo parcialmente nublado. No início da noite ainda pode ocorrer pancadas de chuva. A temperatura sobe e a máxima pode chegar em 28°C. “O calor deve retornar no início da semana. Na segunda-feira os termômetros devem oscilar entre 15°C e 31°C.

Gostou? Compartilhe