Hemopasso tem o maior cadastro de medula óssea do Estado

São mais de 26 mil cadastros de doadores. Crescimento foi verificado nos últimos três anos

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Hemocentro Regional de Passo Fundo tem mais de 26 mil doadores de medula óssea cadastrados pelo Hemopasso, um dos maiores do Rio Grande do Sul. O Hemopasso atende 139 municípios da região. Cada uma dessas pessoas cadastradas teve um gesto de compaixão com aqueles que necessitam da doação, pois agora participam de um banco de dados que circula no Brasil inteiro e podem salvar a vida de alguém em qualquer canto do país. Em 2008, o número de pessoas cadastradas era de 5.700, portanto, em três anos, o aumento do número de doadores foi de mais de 20 mil pessoas.

No caso de identificação da doença, a primeira indicação é a quimioterapia. Mas quando este tratamento não se demonstra eficaz, a solução é o transplante. A partir daí, são procurados irmãos, onde a chance de compatibilidade é maior: a chance é uma em cada cem. Depois, se faz a busca estendida para a família. Mas não havendo doadores nessas duas hipóteses, são buscados os registros dos bancos. É aí que entram os voluntários cadastrados no Hemopasso e em todos os centros do Brasil.
Para garantir um número cada vez maior de doadores, até o dia 21 de dezembro realiza-se em todo o país a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea. Dentro da programação em Passo Fundo, que está sendo liderada pela Câmara de Vereadores, está a divulgação da importância da doação e coleta de amostra de sangue e cadastramento. Somente na última quarta-feira (14), quando foi realizada uma ação no pátio da prefeitura, 50 novos cadastros foram preenchidos.

Segundo o diretor do Hemopasso, Gustavo Cerutti, desde 2006 Passo Fundo realiza o cadastramento. “Sabe-se que a cada 100 mil cadastrados, existe um doador compatível”, comenta. Por isso, a grande necessidade e cada vez mais e mais pessoas se juntem nessa corrente. Ainda segundo Cerutti, no momento existem vários doadores do cadastro do Hemocentro que estão passando pelos testes complementares de compatibilidade para serem doadores. Em anos anteriores já houve doadores do município.

A notícia completa na edição impressa  e  digital do Jornal O Nacional.  Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas

Gostou? Compartilhe