Nesta sexta-feira (16 de dezembro) foi a vez da Mamãe Noel surpreender os pequenos pacientes da Oncologia Pediátrica do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Passo Fundo. Em meio a palhaços, balões coloridos e muitos presentes, o sorriso espontâneo das crianças foi a marca da terceira edição da festa de Natal. A psicóloga da unidade, Janaina Biazi afirma que proporcionar alegria aos pacientes e seus familiares é o grande objetivo da comemoração. “A ideia é mostrar que este ambiente não é apenas para tratamento, mas também para se viver bons momentos de socialização”.
O oncologista pediátrico Pablo Santiago, que atua no HSVP, ressaltou que estas festas contribuem para a recuperação dos pequenos pacientes e amenizam o ambiente hospitalar. “É uma forma comprovada de colaborar na recuperação das crianças e as integra com a equipe técnica e todos os colaboradores da unidade”.
Com a participação de voluntários da Liga Feminina de Combate ao Câncer e do grupo jovem do Leo Clube e Amigos de Passo Fundo, a festa ganhou aliados que se uniram em benefício das crianças em tratamento oncológico. Segundo a presidente da Liga, Neli Formighieri, ao assumir o voluntariado, há o comprometimento com estas causas que oportunizam as crianças viverem instantes especiais. O palhaço Ventania interpretado por Bruno Medeiros, do Leo Clube, enalteceu que a ação foi diferente por acontecer em um hospital, mas que o entusiasmo das crianças se assemelha.
A felicidade era evidente no rosto de Fabiane da Silva Engel, mãe de Andressa, que pôde comemorar a saúde da filha que brincou com os palhaços e as outras crianças. “É muito importante saber que a Andressa está bem. Eu vim com meu esposo e minha mãe para prestigiar a festa”. Entre balões e presentes, Andressa disse que foi ótimo brincar com os palhaços, mas que ela achava que o Papai Noel era na verdade uma Mamãe Noel.