Show de fogos encerra a quinta edição da Cantata Natalina

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Cantata Natalina se despede de 2011
Última apresentação do evento de evangelização aconteceu neste sábado (17)

Um show pirotécnico de cinco minutos de duração marcou a despedida da Cantata Natalina à comunidade passo-fundense, em 2011, neste sábado (17). Somente na cidade, estima-se que 25 mil pessoas tenham prestigiado o espetáculo da vida, nas suas três apresentações – realizadas em 25 de novembro, 10 e 17 de dezembro. Somadas a quem também assistiu à edição comemorativa de cinco anos do evento em Carazinho, mais de 30 mil pessoas compõem o público total deste que se consolida como o maior espetáculo natalino da região norte do Rio Grande do Sul.

Pelo menos um terço deste público total, aglomerou-se na praça Notre Dame e arredores, neste sábado, para assistir à última apresentação desta quinta edição que, como prometido pela comissão organizadora, saudou o nascimento de Jesus com ainda mais brilho e cor no céu da cidade.

Esta multidão assistiu ao show constituído por mais de 400 vozes (dos corais do Colégio Notre Dame, da Escola Notre Dame Menino Jesus, do grupo composto por estudantes de escolas públicas de Passo Fundo – através do Programa Pró-Arte, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação – e coro adulto que integra cantores de diversos grupos da cidade), que se alternaram nas 20 canções que compuseram o roteiro artístico da Cantata Natalina 2011. Nele, 23 quadros convidaram à contemplação e ao cuidado com a criação divina da vida - inspirados no lema desta edição do evento: “Deus contemplou toda a Sua obra e viu que tudo era muito bom” (mencionado no livro de Gênesis – 1, 31). Uma equipe de mais de 300 dançarinos, atores, malabaristas, acrobatas e rappelistas complementam o elenco da apresentação que em seu quinto ano foi marcada pela cor e pela vibração.

Cor - dos adereços que os coralistas alternavam nas mãos de acordo com a música executada, dos figurinos dos dançarinos, da maquiagem dos atores e acrobatas e das flores distribuídas às autoridades – que reflete a suntuosidade da biodiversidade; vibração - nos olhares brilhantes, nos sorrisos iluminados e nas esquetes circenses - que é a vida que pulsa e se renova. Como a vida que há 2011 anos, em 25 de dezembro, nascia e trazia nova esperança: a do menino Jesus. Nascimento representado com emoção por um presépio vivo e outro em bonecos gigantes, na Cantata Natalina da Vida.

Antecipando os votos de um Natal feliz e de renovação, a música Noite Feliz saudou a todos - não sem antes o arcebispo Dom Ercílio Simon subir ao palco principal do espetáculo em andamento e manifestar sua satisfação em ter tal evento de evangelização sendo realizado em sua arquidiocese, e abençoar seus fiéis que juntos oraram o Pai Nosso.

Ao início da apresentação de despedida, a superiora provincial da Congregação de Nossa Senhora – Província da Santa Cruz, Ir. Lori Steffen, reafirmou a urgência de se repensar o trato para com a vida plural criada por Deus, lembrando-a como tema da Campanha da Fraternidade deste ano que motivou este espetáculo, em pronunciamento oficial. O prefeito municipal, Airton Lângaro Dipp ressaltou à Cantata Natalina seu apoio, além de celebrar sua realização, entre os mais relevantes eventos do calendário cultural da cidade.

Os deputados Luciano Azevedo e Diógenes Basegio manifestaram seu contentamento com a iniciativa da Rede de Educação Notre Dame e estenderam à população seus votos de Feliz Natal, em pronunciamento oficial e através de carta, durante o protocolo de abertura.

 

Assecom/ND

Gostou? Compartilhe