Mais 700 profissionais concluem cursos da Universidade Popular

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 Na presença do prefeito municipal, Airton Lângaro Dipp, 700 profissionais distribuídos entre 28 cursos receberam os certificados dos cursos de Capacitação para o Trabalho da Universidade Popular (UP) nesta terça-feira no Igaí Eventos.  Neste ano 1500 pessoas tiveram a chance de se capacitar gratuitamente nos cursos oferecidos pela prefeitura. A novidade para o próximo semestre são os cursos de Língua Inglesa, nível básico e  Tecnologia Mecânica e Processos.

    Durante a cerimônia, que reuniu os familiares dos concluintes e diversas autoridades, o chefe do Executivo afirmou que o momento veio à contribuir no fortalecimento do município em função da qualidade das aulas recebidas pelos alunos ali presentes. Dipp lembrou do alto índice de desemprego da cidade em 2005 quando ele assumiu a Prefeitura, afirmando que agora o município é destaque no Estado, sendo referência em renda per capita. Ele explicou que esse momento muito se deve à investimentos nas prioridades de Governo: Geração de Renda e Emprego, Saúde e Educação.

    Aproveitando o momento, o prefeito também fez referência ao investimento nos Distritos Industriais, além disso, destacou as exportações do município, que no ano de 2009 estava colocado em 25°no ranking estadual, passando agora em 2011, para o 8º lugar.

“Somado a tudo isso, acreditávamos que era preciso investir em capacitação, motivo pelo qual fomos buscar o IFSul junto ao Governo Federal, que também está preparando os passo-fundenses para o mercado de trabalho”, disse. Sobre a UP, Dipp definiu como um somatório de atividades com recursos públicos, visando uma melhor colocação das pessoas no mercado de trabalho, possibilitando delas também se tornarem empreendedoras. “Precisávamos recuperar Passo Fundo, hoje somos exemplo no Rio Grande do Sul”, concluiu.

    A UP oferece cursos tanto na sua sede central, localizada no antigo Quartel do Exército, como em extensões em diversos bairros da cidade. Também existem parcerias com as secretarias da Prefeitura desde o ano de 2010, com cursos nos quatro Centros de Referência Social (CRAS), da Secretaria de Cidadania e Assitência Social (Semcas); no CAPS AD e CAPS Saúde Mental, da Secretaria da Saúde (SMS); e no Hospital Municipal. A secretária de Educação, professora Vera Vieira, contou que no ano de 2012, serão ministrados cursos para os integrantes do Programa Apoiar e Comprometer (PAC), do Aprendiz Cidadão, e do Bolsa Família através do Brasil Sem Miséria. Ela destacou que ue a UP é uma política pública para facilitar o acesso de jovens e adultos à cultura e ao mercado de trabalho.
    
Cursos 2012


As inscrições para os 30 cursos do próximo semestre vão até o dia 13 de janeiro de 2012. Os interessados devem ter 16 anos ou mais, além de residência fixa em Passo Fundo, sendo que para a destinação dessas vagas, também existem alguns critérios: menor renda familiar, maior idade, menor escolaridade, no semestre anterior não ter concluído o curso e sorteio.  Para se inscrever, as pessoas devem portar no momento da inscrição a cópia da carteira de identidade ou certidão de nascimento, do comprovante de endereço, do comprovante de escolaridade e da declaração da renda familiar.

As inscrições podem ser feitas na sede do núcleo, localizada no antigo quartel do Exército, no 2º andar do 1º prédio, das 8h30min às 11h30min, e das 13h30min às 20h30min. Já na SME, as inscrições são feitas das 12h30min às 18h30min. Outras informações pelos fones (54) 33167210, (54) 33167212, e (54) 33125203.

Fonte: Portal Prefeitura de Passo Fundo

Gostou? Compartilhe