O Verão começou nesta madrugada, exatamente às 3h30. O calor e as chuvas mais freqüentes devem predominar pelos próximos três meses. Segundo o observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivegndonei Sampaio, o fenômeno La Niña, que faz com que o volume de chuva fique reduzido, deve continuar atuando na região, entretanto, em menor intensidade.
Segundo o observador um prognóstico climático emitido pelo Cptec e Inpe aponta que o La Niña irá prevalecer com maior intensidade no oeste, centro e sul do Estado, mas nem por isso, o norte não será afetado. As chuvas continuarão sendo mal distribuídas, mas não como foi o mês de dezembro. “Este mês foi o que menos choveu dos últimos 31 anos”, ressalta. A média de cada mês ainda não será atingida, mas as chuvas ocorrerão com mais freqüência, em quantidades pouco mais representativa. No entanto, continuam sendo de rápida passagem e em pontos isolados. “Alguns municípios da região poderão ser beneficiados com algumas pancadas de chuva que irão amenizar o mês de dezembro em relação à cultura da soja”, diz. Para janeiro a média pluviométrica é de 143,4 mm. Já fevereiro registra 148,3 mm e março 121,3mm.
Sampaio alerta ainda para a ocorrência de temporais. Os três primeiros meses do ano serão marcados por temporais, com possibilidade de queda de granizo e ventania. “As temperaturas ficarão na média. Teremos cerca de quatro ou cinco dias de calor, mas logo se aproxima uma frente fria, que faz a temperatura baixar e ficar amena”, completa. A média de temperatura da estação é de mínimas em 16°C e máximas de 28°C.
Temperatura de 34ºC
A semana foi marcada por temperaturas altas. Nessa terça-feira, por exemplo, os termômetros chegaram a registrar 34°C durante a tarde. Para esta quinta-feira a previsão ainda é de calor e tempo parcialmente nublado. A temperatura oscila entre 20°C e 34°C.
Na sexta-feira uma frente fria chega ao sul do Estado, mas ainda não deve atingir a região de Passo Fundo. O dia permanecerá nublado, possibilidade de pancadas de chuva. “Como teremos nuvens na parte da tarde, elas podem se juntar e até quarta-feira há a possibilidade de ocorrer chuvas rápidas, como a de terça-feira”, explica Sampaio. A temperatura fica entre 20°C a 34°C.
No sábado, véspera de natal, a frente fria se aproxima e derruba a temperatura durante a noite. A previsão é de chuva já durante a noite e a madrugada de domingo. Os termômetros irão oscilar entre 21° e 28°C. “Quem fez planos para acampar ou ir para algum balneário vai ter que repensar”, destaca o observador meteorológico. O domingo de Natal será de tempo chuvoso e de temperaturas mais baixas, propícias para que o Papai Noel faça sua visita com sua roupa típica. A mínima pode chegar a 12°C e a máxima não deve ultrapassar os 20C.