Desde que o mês de dezembro começou, a região Norte do Rio Grande do Sul está sob forte influência do fenômeno climático conhecido como La Niña, que tem como principal característica a escassez de chuvas. E a previsão aponta que todo o Estado estará sob a influência do fenômeno durante o verão. Com isso, o momento é de alerta para a economia de água, pelo risco de uma estiagem que pode vir.
Esta previsão também é motivo de precaução para a companhia de abastecimento de água, a Corsan. De acordo com Rubens Nunes Maciel, da coordenadoria operacional de Passo Fundo, uma das principais ações no momento é o acompanhamento da situação no município. “Estamos monitorando diariamente os nossos níveis de barragens e controlando também as nascentes que abastecem essas barragens. O que se percebe é que estão normais. Diria que os reservatórios estão no nível máximo, estão cheias no momento”, destaca. Mas ele lembra também que o verão está apenas começando. “As previsões de chuvas não são boas. Temos previsão de estiagem que vai acontecer e já está acontecendo e então o que pedimos é que os usuários controlem o consumo e evitem o desperdício”, salienta.
Um dos principais cuidados é com as tarefas do dia a dia. Por isso, Maciel sugere que a população verifique vazamentos, torneiras pingando e até mesmo evite algumas atividades, tais como lavar calçadas e carros.
Dicas
Maciel dá algumas dicas que podem contribuir para evitar o desperdício. Confira.
* Cuidado com torneiras pingando. Depois de usar, é importante se certificar se realmente está fechada, porque um pingo d’água pode representar um desperdício de 100 a 200 litros em um único dia. Então, que sugerimos que as pessoas tenham uma atenção especial sobre as torneiras.
* Válvulas hidras, que fazem o controle da água de caixas de descarga de vasos sanitários também devem ser observadas. Se perceber que fica correndo água, que providencie o conserto com pessoas especializadas
* Evitar lavar calçadas e carros
* Se tiver que molhar alguma planta, a recomendação é que usem o regador e não a mangueira
* Na hora de escovar os dentes, deixar a torneira fechada. Se estiver aberta pode representar um desperdício de 25 litros somente em uma escovação
* Acumular roupas para lavar em quantidade de completar a capacidade da máquina também ajuda a evitar o desperdício
* Fazer uma revisão na instalação hidráulica para ver se não existe vazamento interno
* Na rua, se perceber vazamento, que nos liguem. A Corsan trabalha 24 horas, atendendo pelo 0800 646 6444, com equipes de plantão que vão até o local para verificar o que está acontecendo.
* Nas piscinas, na hora da limpeza, tomar cuidado para evitar o desperdício. Seria bom até evitar nesse momento essa atividade. Cobrir com lona para evitar sujeira e para não cair folhas, o que diminui a necessidade de manutenção