A Secretaria do Meio Ambiente instalou na manhã de ontem, mais uma barreira de contenção no rio Passo Fundo. Confeccionada pelo Grupo de Mulheres em Busca da Vitória, do bairro Bom Jesus, com a utilização de garrafas pet e lona, a boia foi colocada sob a ponte da BR 285, próximo à Embrapa, com a função de reter o lixo em pontos de fácil acesso para limpeza permanente do local.
No mês passado, o mesmo equipamento havia sido instalado no trecho do rio, distante 300 metros da ponte da avenida Brasil. A secretaria pretende colocar pelo menos outras duas barreiras, no encontro do arroio Santo Antônio com o rio Passo Fundo, e uma terceira próximo à ponte do beco da Duque de Caxias, na vila Cruzeiro.
“A partir da primeira boia, comprovamos que a maior parte do lixo chega ao rio através das galerias da rede pluvial. A lata de cerveja ou refrigerante jogada da janela do carro nas ruas, tem o rio como destino” afirma o secretário Clóvis Alves.
Durante o trabalho de ontem, os técnicos constataram outro fator que vem contribuindo para a poluição no principal fornecedor de água do município: a grande quantidade de oferendas, oriundas de rituais afros, jogadas na água. Embaixo da ponte havia pedaços de animais, alimentos e outros objetos. Alves disse que a situação se repete em vários pontos ao longo do rio. “Vamos procurar a entidade que representa essas religiões para tentarmos desenvolver ações educacionais em conjunto” explica.