Levando o espírito de natal nas canções

Coral Madrigal realiza serenata para relembrar o verdadeiro espírito natalino

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Levar a alegria e o verdadeiro espírito do natal por onde passam. Esse é o objetivo dos cerca de 15 participantes do Coral Madrigal com o projeto Serenata Natalina. Há quatro anos o grupo encanta e emociona com suas apresentações em ruas, praças e estabelecimentos pela cidade. A maestrina Zoca Vargas conta que o Coral Madrigal foi fundado há 17 anos com a intenção de levar uma pouco mais de alegria as pessoas, com apresentações em hospitais, asilos e creches. Com o aperfeiçoamento dos cantores e com um repertório eclético, variando entre MPB, música folclórica gaúcha, natalinas e sacras, o Coral vem se apresentando pelo Estado, por outros e também internacionalmente.  “Hoje cantamos também em formaturas, casamentos e também em abertura de eventos. Já gravamos dois CDs e no próximo ano estamos planejando mais um”, ressalta.

Quanto as serenatas de natal, Zoca fala que a idéia surgiu há quatro anos. No início, o grupo andava pela rua Moron, juntamente com o projeto Mais Moron e apoiados pela Secretaria de Desporto e Cultura, apresentando os cânticos natalinos. “Mas, como a maioria das pessoas do nosso coral já está na terceira idade ficou complicado andar e cantar ao mesmo tempo. O pessoal ficava muito cansado”, relembra.

Foi, então, que nasceu a idéia de que o coral fosse fazendo a apresentação sendo transportado por algum veículo. No início a intenção é que se usasse uma espécie de carroção, puxado por animais. “Entretanto, tivemos algumas complicações, como a falta de segurança do próprio transporte”, completa.

O mais viável seria um caminhão menor. Nas duas primeiras oportunidades a Sedec emprestou o som e o caminhão era de uma empresa familiar. Os participantes tinham somente que custear o diesel. “O nosso pagamento para a família era feito através de uma serenata para eles”, diz. Porém, depois de dois anos a empresa começou a ter mais demanda e não conseguiu mais emprestar o veículo.

A notícia completa na edição impressa  e  digital do Jornal O Nacional.  Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas.

Agora também disponível para iPad e iPhone. Acesse a App Store e baixe o aplicativo grátis

Gostou? Compartilhe