2012 será regido por Oxalá e Iemanjá. Será um ano de tranquilidades aparentes, porque as transformações marcarão os próximos 12 meses, especialmente relacionadas à natureza. As catástrofes naturais como enxurradas, desmoronamentos, temporais continuarão acontecendo, mas o mundo não deve acabar no dia 21 de dezembro, segundo revelação do calendário Maia. As previsões acima são feitas pelos búzios do espiritualista passo-fundense e embaixador Afro-Conesul em Portugal, Carlos Magno. “O homem interferiu demais na natureza e ela tende, cada vez mais, a reagir a esta interferência”, diz Magno. Em relação ao sentimento das pessoas, 2012 trará paz e fartura. “Teremos que ter mais cuidado com a natureza. A humanidade deve cuidar mais, evitando o desrespeito com esta força simbolizada na energia dos orixás”, reforça Magno.
Os Orixás e as cores
As cores da virada do ano, conforme Magno, são o branco, o prata e o azul. Os dias da semana, o domingo (Oxalá) e a sexta-feira (Iemanjá). Considerado o casal perfeito dentro da religião afro, Oxalá e Iemanjá trazem paz e equilíbrio. Oxalá é o Deus da fecundidade e na área da saúde rege os olhos (os olhos que enxergam o mundo). É o mais poderoso e respeitado do Panteon africano. No sincretismo católico, Oxalá é o Menino Jesus de Praga. Iemanjá, a deusa das águas é a mãe e na saúde rege os seios. É a deusa do pensamento e do equilíbrio. A cor é o azul e na igreja católica Iemanjá está relacionada a Nossa Senhora dos Navegantes,
A Mesa da virada
Além de conter as cores dos Orixás, branco, prata ou azul, segundo o espiritualista Carlos Magno, a mesa da virada do ano pode ter frutas como melão, melancia e uvas brancas. Arranjos de flores pode ser feitos com lírio branco, copo de leite, rosas brancas e trigo. Além dos alimentos tradicionais das famílias, a mesa da sorte pode conter canjica branca, mousse de côco, cocada branca e merengue.
Confira as previsões sobre agricultura, dinheiro, amor, finanças, saúde e ano eleitoral na edição impressa e digital de O Nacional.
Agora também disponível para iPad e iPhone. Acesse a App Store e baixe o aplicativo grátis