A atuação comunitária da Universidade de Passo Fundo (UPF) em prol da comunidade da região Norte do Rio Grande do Sul foi reconhecida por três entidades durante o ano de 2011, o que rendeu prêmios a diferentes projetos mantidos pela instituição. Nesta semana, os envolvidos nos projetos foram homenageados pela Reitoria. O reitor José Carlos Carles de Souza presidiu a homenagem, juntamente com as vice-reitoras de Graduação, Neusa Rocha, e de Extensão e Assuntos Comunitários, Lorena Geib.
A primeira premiação que mereceu reconhecimento da Reitoria foi concedida à Jornadinha Nacional de Literatura, que recebeu o troféu Pena Libertária na 14ª edição do Prêmio Educação RS, promovido pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul. A premiação, entregue em 14 de outubro, destacou o trabalho realizado pela UPF e Prefeitura Municipal na formação de leitores. A Jornadinha venceu na categoria Projeto.
Ainda no mês de outubro, o projeto Mutirão pela Inclusão Digital foi reconhecido nacionalmente pela revista ARede, que premiou 16 iniciativas da sociedade civil, de governos e de empresas que usam as tecnologias da informação e comunicação (TICs) para promover a inclusão social. O projeto da UPF foi premiado na categoria Setor Privado – Capacitação.