No último dia 17 de dezembro, sábado, no Instituto da Sagrada Família, foi realizado o VIII Encontro das Associações de Recicladores de Passo Fundo em 2011. A atividade discutiu motivação, organização administrativa e contábil dos grupos que fazem a reciclagem dos resíduos sólidos na cidade. Participaram do encontro a AAMA - Associação Amigos do Meio Ambiente, Recibela - Associação dos Recicladores do Parque Bela Vista e a Cootraempo - Cooperativa Mista de Produção e Trabalho dos Empreendedores Populares da Santa Marta.
No encontro também foram definidas as metas para o ano de 2012, além de avaliar os resultados obtidos em 2011. Para Fátima dos Santos, que trabalha na Cootraempo há seis anos, o encontro foi muito positivo por conta da participação dos recicladores. “Achei muito bom o encontro, porque os temas discutidos foram muito interessantes”, comentou. Sobre o volume de renda que é gerado através da reciclagem, Fátima afirma que poderia ser maior. “Poderíamos ter mais pessoas trabalhando se o preço que se paga pelos materiais coletados fosse maior”, confirmou.
Em se tratando dos aspectos relativos aos trâmites contábeis dos grupos, o trabalho está sendo desenvolvido de forma voluntária, mas com a participação direta das diretorias (presidente e tesoureiros) das associações. Para o ano de 2012 as associações conseguiram incluir na Lei de Diretrizes Orçamentárias, através de emenda parlamentar, recursos públicos municipais para o desenvolvimento do trabalho nos pavilhões.
Para Luiz Costella, coordenador da Cáritas de Passo Fundo, o encontro foi positivo para se avaliar o trabalho desenvolvido durante o ano e projetar o que será feito na sequência.“Com o encontro podemos perceber o trabalho realizado pelos grupos, além discutir com eles as principais demandas e problemas encontrados”, concluiu.
O encontro contou também com a ajuda do padre Wilson Lill, que animou os participantes a trabalhar a superação das dificuldades encontradas, através do desenvolvimento do tema “Motivação para o trabalho em grupo”.
A iniciativa foi apoiada pelo Instituto Vonpar, que no segundo semestre deste ano fez uma parceria com a Cáritas Arquidiocesana e o Projeto TransformAção, promovendo o acompanhamento dos grupos e a aquisição de equipamentos de segurança, uniformes e pneus para o caminhão da coleta, além de outros equipamentos.