O Hemopasso e o Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) têm enfrentado dificuldade em função da queda das doações de sangue. Neste período, porém, é comum o aumento da necessidade de bolsas, principalmente em decorrência de acidentes de trânsito. No Serviço de Hemoterapia do HSVP a queda é de 40% no número de doações nos últimos dias. No Hemopasso a diminuição supera os 50%.
De acordo com a médica responsável técnica pelo Serviço do HSVP, Cristiane Rodrigues de Araújo, o alto número de internações e cirurgias que ocorrem diariamente exigem que se tenha uma boa quantidade de sangue estocado. “Gostaríamos de convocar a comunidade do município e de toda a região para se mobilizarem e colaborarem com o gesto de doar sangue, o qual salva vidas. Todos os grupos sanguíneos são bem-vindos, mas em especial necessitamos dos indivíduos com RH(D) negativo. Estamos com o estoque no limite deste tipo sanguíneo”, ressaltou.
O apelo também é feito pelo coordenador do Hemopasso, Gustavo Cerutti. Segundo ele, é comum a baixa no número de doações nesta época do ano. “É um desafio tentar manter os estoques dentro de um padrão aceitável”, pontua. Na tentativa de manter o estoque, os funcionários do Hemopasso estão ligando para os doadores cadastrados. “Geralmente atendemos 60 doações por dia e isso caiu entre 50 e 55%. Estamos com 30, no máximo 40 doações por dia”, observa.
Atendimento
O Serviço de Hemoterapia do HSVP tem capacidade de atender até 100 pessoas diariamente e está localizado no 6º andar do prédio da Rua 15 de Novembro. Atende de segunda a sexta-feira (8h às 12h e 13h às 17h) e aos sábados (8h às 12h – com horários agendados). Outras informações pelo fone (54) 3316-4087.
O Hemopasso está localizado na Avenida Sete de Setembro, 1055, em frente ao Parque da Gare. Atende de segunda à sexta-feira das 7h às 18h15. Agendamentos de doações podem ser feitos pelo telefone (54) 3311-5555.