Os fogos de artifício encantam tanto crianças quanto adultos. No entanto é preciso ter cuidado no manuseio desse tipo de material para evitar acidentes. De queimaduras a mutilações, vários são os problemas que eles podem causar quando manuseados de forma irresponsável. Além disso, a aquisição em lojas autorizadas e de produtos certificados ajuda a diminuir o risco de problemas.
Passo Fundo possui três lojas credenciadas para a venda de fogos de artifício. Estes estabelecimentos seguem uma série de regras para o armazenamento e a venda deste tipo de produto. André Pilar trabalha em uma delas e explica que os funcionários são treinados para manusear os fogos e também orientam os clientes que compram para uso particular. As vendas estão equivalentes ao ano passado. De acordo com ele, é comum as pessoas não terem conhecimento sobre como utilizar os fogos, até em função da variedade de modelos. A maioria das vendas é para uso particular.
Questão cultural
O tenente Paulo Roberto de Souza, do Corpo de Bombeiros, adverte que a corporação não indica o uso desses materiais por pessoas sem treinamento justamente pelos acidentes que o manuseio incorreto pode causar. Por outro lado, ele lembra que a queima é uma tradição das festas de final de ano e que muitas pessoas utilizam fogos de artifício. “A pessoa tem que prestar muita atenção, porque os modelos de fogos são muito diferentes”, esclarece. Neste mês, o Corpo de Bombeiros ainda não atendeu ocorrências de acidentes com fogos, que são mais comuns na virada do ano. Ele também dá dicas de segurança sobre como comprar e utilizar. Confira:
* Adquira fogos de artifício somente em lojas autorizadas pelo Ministério do Exército;
* Verifique se o produto possui certificação;
* Siga corretamente as orientações especificadas na embalagem;
* Não manusear os fogos após ingerir bebidas alcoólicas;
* Somente maiores de 18 anos podem adquirir e manusear o material;
* Não solte fogos em locais com aglomeração de pessoas, bem como de dentro de apartamentos ou residências;
* Nunca aponte para pessoas ou para a rede elétrica;
* Mantenha distância de líquidos inflamáveis durante o manuseio dos fogos;
* Não solte próximo a hospitais.