O colorido das frutas e verduras na Feira do Produtor contrasta com a preocupação demonstrada no rosto dos agricultores em função da estiagem. Os pequenos produtores, na maioria, possuem sistemas de irrigação na propriedade o que ainda mantém a qualidade, embora o custo da produção seja elevado. Os que não têm já observam a diminuição na quantidade e também na qualidade das frutas e verduras retiradas do campo. A situação é menos grave em relação aos produtores de soja e milho, muitos dos quais já perderam lavouras inteiras.
Embora a situação ainda esteja sob controle na maioria das propriedades a apreensão com as condições climáticas é evidente. A presidente da Feira do Produtor, Zuleica Casanova, observa que em muitas propriedades o nível dos açudes utilizados para irrigação tem baixado em função da utilização constante da água nas plantações. Os produtos que ficam expostos ao tempo também sofrem mais do que os produzidos em estufas ou com sombrites. “O tomate que fica exposto ao sol cozinha. Infelizmente nem todos tem a estrutura ideal para evitar as perdas”, lamenta.
Estufa e irrigação
Na propriedade de Edgar de Souza, na localidade de São José, Distrito de São Roque, a água do principal açude utilizado para irrigação já baixou cerca de um metro em função da falta de chuva. Embora ele possua uma boa estrutura para manter a qualidade dos hortigranjeiros que produz, o custo de produção teve uma elevação entre 30% e 40% em função principalmente da energia elétrica utilizada na irrigação. O valor ainda não foi repassado ao consumidor final e ele acaba tendo de ficar com o prejuízo para não perder a venda. “Tive que instalar outra bomba para garantir a irrigação”, acrescenta. Ele lembra que a seca de 2005 foi uma das que mais afetou a propriedade, no entanto ela começou mais tarde em relação a essa, que coincidiu com o início do ciclo de muitas culturas e da estação. “Vamos ter mais quatro ou cinco meses críticos”, preocupa-se.
A notícia completa na edição impressa e digital do Jornal O Nacional. Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas. Agora também disponível para iPad e iPhone. Acesse a App Store e baixe o aplicativo grátis