Na próxima segunda-feira , dia 02 de janeiro, a Prefeitura Municipal de Passo Fundo, através da Secretaria de Segurança Pública (SEG), abre o período de inscrições para o “Programa Mulheres da Paz”. As inscrições vão até o dia 20 de janeiro, e podem ser realizadas na própria SEG, localizada na Rua XV de Novembro, nº665, Centro, em frente ao Plaza Shopping.
Nessa ação, duzentas mulheres serão selecionadas para atuar em comunidades com altos índices de vulnerabilidade, objetivando construir e fortalecer as redes sociais de prevenção e enfrentamento à violência. O secretário de Segurança Pública, Márcio Patussi, explicou que poderão participar mulheres a partir de 18 anos completos, residentes nos bairros identificados pelo projeto: Záchia, Valinhos, Vera Cruz, Santa Marta, Integração,Cruzeiro, São Luiz Gonzaga, Manoel Corralo, Entre Rios, Victor Issler, e nas vilas Annes e Bom Jesus.
Ele destacou que as mulheres selecionadas receberão uma capacitação de 150 horas, e uma bolsa mensal de R$ 190,00 por 12 meses, mais uniforme e material para capacitação.
Os critérios para participação no projeto são: ter idade mínima de 18 anos, escolaridade mínima de quarta série do ensino fundamental, renda familiar de até 2 salários mínimos, residir nos bairros onde será executado o projeto, ter disponibilidade de tempo de 12 horas semanais.
O “Mulheres da Paz” é a quarta linha de ação da administração municipal em busca de prevenir a violência na cidade. Já estão em execução os trabalhos da Justiça Comunitária, Protejo, onde participam 200 jovens e o sistema de videomonitoramento, que em breve terá 28 câmeras monitorando diversos pontos da cidade.
Fonte: Assesoria de Comunicação Prefeitura de Passo Fundo