Ao longo de 2011 o Fundo Diocesano de Solidariedade, que promove o incentivo e apoio a projetos desenvolvidos nas áreas de educação para a solidariedade e formação da consciência; geração e complementação de renda, associativismo e Economia Solidária; promoção da saúde alternativa, preventiva e comunitária; resgate da cidadania e dignidade humana; apoio a população em situação de exclusão social e meio ambiente e reciclagem, beneficiou cerca de 1.600 pessoas em toda a comunidade da Arquidiocese de Passo Fundo. Fechando o ano, na última semana foram feitos os dois últimos repasses de 2011.
Um deles foi para o grupo Partilha ao Progresso, do grupo de mulheres Nossa Senhora Aparecida, em Passo Fundo. A atividade, desenvolvida por cerca de 40 pessoas, realiza a produção de artigos de panificação e artesanatos, complementando a renda das famílias. Com o repasse, serão adquiridos artigos de panificação, como formas, espátulas e matéria prima para os produtos.
Outro grupo que recebeu aporte do Fundo foi o Caminhos do Sabor, da comunidade de São José, no interior de Vila Maria. Cerca de 10 pessoas estão envolvidas no projeto de uma agroindústria familiar, também de panificados e produtos caseiros.
Para Luiz Costella, coordenador da Cáritas de Passo Fundo, o trabalho que os grupos de mulheres desenvolvem promove e beneficia muitas outras pessoas. “Cada repasse que o Fundo Diocesano promove traz uma continuidade nas ações que são desenvolvidas. Todos os grupos que são contemplados devem doar alguma parte do total recebido, como forma de promover a partilha e dar continuidade ao trabalho, ajudando outras pessoas”, afirma Costella.