O tempo vai predominar na primeira semana de 2012. Segundo o observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivengdonei Sampaio, até sexta-feira não há previsão de chuva na região. Nos próximos três meses, pelo menos até o final do verão, o fenômeno climático La Niña continuará atuando e fazendo com que as chuvas fiquem abaixo da média. Uma massa de ar seco que chegou na região nessa segunda-feira afastou a área de instabilidade e o tempo amanheceu bom no primeiro dia útil do ano. “Quanto as temperaturas, elas ficarão amenas pela manhã e entrando em elevação no decorrer do dia”, ressalta.
Até a sexta-feira a previsão é de céu claro a parcialmente nublado. Na terça-feira os termômetros devem oscilar de 14°C a 26°C. Na quarta-feira e quinta-feira a temperatura fica entre 15°C e 26°C. Já na sexta-feira ela entra em elevação, ficando entre 18°C e 30°C. Quanto a média de chuva, o mês de dezembro fechou com 91 mm, o que representa 56% da média, que é de 161,5 mm. Somente do dia 27 ao dia 31 foram registrados 76 mm. Apesar do volume representativo nos últimos dois meses o déficit hídrico dos últimos dois meses soma 130 mm.
Outro fator que chamou a atenção, segundo Sampaio foram as temperaturas do último mês. Em dezembro foi registrada a segunda temperatura mais alta dos últimos 31 anos. “No dia 22 foi registrado 36°C. A maior de todos os tempos ocorreu em 25 de dezembro de 1988, quando os termômetros atingiram 39,6°C”, conta. O ano de 2011 fechou com 2.066 mm registrados. O índice representa 15% a mais do que a média prevista, que era de 1.780 mm. Para esse semestre, conforme boletim do Inmet as chuvas continuarão abaixo da média. “A atuação do La Niña será maior no Sul do estado”, pondera Sampaio. Ele enfatiza ainda a ocorrência mais freqüente de temporais, que podem ocorrer conjuntamente com queda de granizo e fortes rajadas de vento.