Matrículas na rede estadual começam hoje

Entre as escolas mais procuradas, excedente de candidatos para as vagas no ensino médio diurno foi de 1.721 estudantes, que foram designados para outras escolas

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A partir de hoje (4) e até o dia 10 de janeiro os alunos que se inscreveram para vagas no primeiro ano do ensino fundamental, primeiro ano do ensino médio, na educação profissional e no curso normal da rede estadual devem realizar a matrícula. A primeira etapa é a pré-matrícula, que deverá ser feita no site www.educacao.rs.gov.br. Após preencher o formulário eletrônico, o aluno ou o responsável deve imprimi-lo e, com o formulário impresso em mãos, dirigir-se à escola para a qual foi designado e fazer a matrícula presencial.

Em Passo Fundo, segundo a coordenadora regional de Educação, Marlene Silvestrin, a maior procura de vagas aconteceu pelo ensino médio diurno. De acordo com ela, na escola Protásio Alves, por exemplo, 724 candidatos se inscreveram para as 40 vagas oferecidas. Na Nicolau de Araújo Vergueiro (EENAV) foram 596 inscritos para 30 vagas. E no Colégio Fagundes dos Reis 681 estudantes se inscreveram para as 110 vagas disponíveis. Com isso, o número de alunos excedentes foi de 1.721 entre essas três escolas. “Todos estes candidatos excedentes já foram designados, pois não vai ficar nenhum fora da sala de aula. Temos alguns designados para o Cecy Leite Costa, Adelino Pereira Simões, Mário Quintana, Antonino Xavier, Ernesto Tocchetto e várias outras escolas”, destaca.

Segundo Marlene, o critério para ganhar a vaga é a idade, ou seja, a preferência é para os alunos mais novos. “O programa gerencia por idade e com isso é feita uma escala. O critério é único e transparente”, salienta. Todos estes dados estão disponíveis a partir de hoje no site da Secretaria Estadual de Educação (www.educacao.rs.gov.br). No caso dos alunos que não conseguiram a vaga, desde o dia 31 de dezembro está disponível a consulta sobre qual escola foram designados.

Outras datas importantes
De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Educação, quem ainda não fez a inscrição para ingresso no primeiro ano do ensino fundamental ou para o primeiro ano do ensino médio, deverá fazê-lo no mesmo período (no site www.educacao.rs.gov.br, no item Matrícula na Escola Pública). Também entre 4 e 10 de janeiro devem ser formalizados no mesmo site os pedidos de transferência e reingresso no ensino fundamental (2ª a 8ª série ou 2º a 9º ano) e ingresso no primeiro ano da educação profissional integrada ao ensino médio.

As inscrições para ingresso na educação infantil, na educação de jovens e adultos e os pedidos de transferências e reingresso no ensino médio (2º e 3º ano) deverão ser feitos diretamente na escola desejada, entre 4 e 10 de janeiro.

Entre os dias 25 e 31 de janeiro serão realizadas as matrículas dos retardatários para ingresso no primeiro ano do ensino fundamental e no primeiro ano do ensino médio; inscritos na educação profissional integrada ao ensino médio, na educação infantil, na educação de jovens e adultos e dos alunos transferidos ou que obtiveram o reingresso no ensino fundamental ou no ensino médio, a partir das solicitações feitas entre os dias 4 e 10 de janeiro.

Gostou? Compartilhe