A praça Nilo Zimermann localizada na Avenida Brasil, no bairro Boqueirão, foi alvo de ladrões na noite de segunda-feira (02). Foram furtados 150 metros de cabos de eletricidade, 12 reatores, um poste de metal e uma luminária. O prejuízo é de aproximadamente R$ 1,5 mil. O furto aconteceu no mesmo dia em que a prefeitura iniciou os trabalhos de revitalização no local.
O secretário substituto da Secretaria de Transportes e Serviços Gerais, Sérgio da Rocha acredita que os responsáveis pela ação entendem de eletricidade. “Quem furtou é profissional e sabia a onde e como cortar corretamente os fios. Acredito que haja um comércio ilegal”, desconfia o secretário.
A reposição dos equipamentos furtados e a instalação elétrica foram concluídas na tarde de terça-feira. Um trabalho de revitalização está sendo feito em todos os canteiros e praças da principal avenida do município para oferecer mais segurança à população.
Rocha salienta que essa ação criminosa atrasou o cronograma e causou danos para a própria comunidade. “O tempo que perdemos arrumando poderíamos estar trabalhando em outro serviço. São os cidadãos que pagam esses prejuízos. Essa revitalização é feita para o lazer e segurança da comunidade”, acrescenta o secretário substituto da Secretaria de Serviços Gerais.
Eraci Rocha Martins mora na Avenida Brasil, na esquina da praça e frequenta seguidamente o local. “Já morei em muitos lugares do país, mas aqui em Passo Fundo está terrível. Esse ato de vandalismo na praça reflete a insegurança na cidade”, lamenta a moradora.
A Secretaria de Serviços Gerais pede que a comunidade denuncie e ajude a identificar esses criminosos através do número de telefone da Brigada Militar (190).