As obras de construção das sedes da indústria de guindastes norte-americana Manitowoc e da maltaria da Ambev estão em ritmo acelerado. Com incentivos fiscais e financeiros da Prefeitura de Passo Fundo, as empresas vão gerar centenas de empregos e devem iniciar produção ao longo de 2012.
A data de inauguração da Manitowoc está pré-agendada para dia 31 de março e a Ambev deve inaugurar suas instalações no meio do segundo semestre deste ano. “Estas empresas representam conquistas importantes e fazem parte deste marco histórico no desenvolvimento econômico de Passo Fundo e da região”, comemora o prefeito Airton Dipp. Ele visitou as obras da empresas nesta semana, acompanhado do secretário de obras Ermindo Simonetti.
Conforme Simonetti, todas as equipes da prefeitura estão empenhadas em cumprir os compromissos assumidos com as empresas dentro do prazo estipulado. Segundo ele, no canteiro de obras da Ambev, cerca de 350 operários contratados pela empresa trabalham nas obras civis e algumas máquinas da Prefeitura finalizam os serviços de terraplenagem na área. “Estamos trabalhando a todo o vapor e utilizando o tempo que temos da melhor forma possível”, completou Simonetti. A Ambev está construindo em Passo Fundo a maior maltaria na América Latina, que vai gerar 240 empregos diretos. Já a Manitowoc vai gerar 300 empregos diretos e está investindo nas obras de construção da indústria, cerca de R$ 70 milhões.
Asfalto
Dipp também esteve nas obras de pavimentação no bairro Planaltina. Após o recesso feito pela empresa responsável pelo trabalho, entre o Natal e o Ano Novo, as atividades recomeçaram com a pavimentação da rua João Lângaro, que faz a ligação entre a avenida Presidente Vargas e o trevo de acesso à Roselândia. São aproximadamente 10 quadras que estão recebendo pavimento de excelente qualidade, conforme o prefeito Dipp.
Acesso
Na sequência desta obra, a prefeitura fará melhorias também na avenida de acesso à Roselândia, depois do pórtico. Ali serão feitos trechos de nova pavimentação e também melhorias da pavimentação existente. Conforme o secretário de obras Ermindo Simonetti, um trabalho que vai qualificar o acesso que possui grande movimento durante todo o ano, e especialmente no verão com a utilização das sedes campestres de clubes e de entidades lá instaladas.
Presidente Vargas
Na mesma região da cidade, está previsto para o dia 16 de janeiro o início das obras de pavimentação na avenida Presidente Vargas. Obra esta que será realizada com a verba do Banco Interamericano de Desenvolvimento, dentro do contexto de formação do anel viário que irá auxiliar na melhoria da fluidez do trânsito e na qualificação de vias importantes de acesso e tráfego da cidade. Na obra de asfaltamento que está em andamento na Planaltina e que será ainda realizada em outros diversos pontos da cidade, o investimento chega a R$ 4 milhões, com recursos próprios da Prefeitura.