O Ministério da Educação divulgou no dia 04/01 a relação das universidades e centros universitários participantes do Programa Universidade para Todos (ProUni) com a respectiva oferta de bolsas. A Universidade de Passo Fundo (UPF) é a instituição do Rio Grande do Sul que está oferecendo o maior número de bolsas para o semestre 2012/01, num total de 1.738 vagas, sendo 346 integrais e 1.392 parciais, de 50%. No país, a UPF é a nona colocada.
As inscrições ao ProUni iniciam no próximo dia 14/01 e o período se estenderá até o dia 19/01 em todo o Brasil. Para este semestre o MEC está oferecendo 195.030 bolsas por meio do programa – 98.728 integrais e 96.302 parciais, de 50% da mensalidade. Participam 1.321 instituições de ensino, entre universidades, centros universitários e faculdades.
O presidente da FUPF Celso Carlos Gomes Gonçalves destaca que o ProUni é um programa importante, sem o qual, muitos jovens não teriam acesso aos bancos universitários. Já o reitor da UPF José Carlos Carles de Souza lembra que com a oferta das bolsas a instituição cumpre com seu caráter comunitário e filantrópico.
A UPF já mantém matriculados 4.477 bolsistas do Prouni nos mais diversos cursos de graduação.
Quem pode se inscrever?
Podem se candidatar às bolsas integrais estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 933, a partir de 1º de janeiro). As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.866, em janeiro) por pessoa. Além de ter feito o Enem 2011, com um mínimo de 400 pontos na média das cinco notas do exame e pelo menos nota mínima na redação, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, em caso de escola particular, na condição de bolsista integral.
Professores da rede pública de ensino básico podem obter bolsas em cursos de licenciatura, curso normal superior ou de pedagogia e não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola na qual atuam.
Na UPF, os estudantes que já estão matriculados em cursos de graduação poderão se candidatar apenas às bolsas integrais. Já os alunos que ingressaram por meio do vestibular no semestre 2012/01 poderão se candidatar tanto às bolsas integrais, quanto às parciais de 50%, observados os critérios do programa.
A relação completa das vagas pode ser obtida pelo site www.upf.br. Detalhes pelo e-mail [email protected], telefone 54 3316-7000 ou diretamente no site da UPF (www.upf.br) no link Bolsas e Créditos.
UPF é instituição gaúcha que mais destinará vagas pelo ProUni em 2012
· 1 min de leitura