Um grupo de 26 alunos formandos do curso de Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF) já obtiveram aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A lista dos aprovados foi divulgada na última semana no site da OAB.
A OAB define como critério que estudantes de Direito do último ano do curso podem prestar o exame e, assim, ao colarem grau, já estarão aptos a trabalhar em sua área de formação. Os estudantes foram aprovados após se submeterem às duas provas que compõem o processo: a primeira fase, chamada prova objetiva, com questões de múltipla escolha e caráter eliminatório; e a segunda fase, denominada prova prático-profissional, na área de opção do examinando, composta de redação de peça profissional e questões práticas, sob a forma de situações-problema.
Na avaliação do diretor da Faculdade de Direito da UPF, professor Nelson Ribas, o resultado da instituição no exame da Ordem é fruto de um trabalho realizado em sala de aula, a partir da orientação de professores qualificados. “A excelência do corpo docente que tem elevada experiência prática e titulação acadêmica, a infraestrutura física, aliadas à pesquisa, à extensão e à colocação dos egressos no mercado de trabalho, fazem o diferencial da cinquentenária Faculdade de Direito. Nesta instituição já se formaram figuras importantes e de projeção nacional e internacional, egressos estão presentes nas mais altas Cortes Jurídicas do Brasil e alunos que aqui buscaram sua formação jurídica hoje são também políticos e profissionais influentes”, lembra o diretor.
Ao longo de sua trajetória de 55 anos, a Faculdade de Direito da UPF vem desenvolvendo um trabalho didático-pedagógico de interdisciplinaridade. Entre as atividades de extensão exercidas, com a participação direta de professores e alunos, destacam-se os serviços prestados gratuitamente pelo Serviço de Assistência Jurídica (Sajur) e pelo Balcão do Consumidor, que atende demandas relacionadas aos direitos do consumidor. A Faculdade de Direito da UPF também presta serviços jurídicos gratuitos a mulheres vítimas de agressões domésticas. Sempre em busca de qualificar o processo de ensino-aprendizagem, a UPF oferece também a oportunidade de intercâmbio aos seus acadêmicos. Outro diferencial é o currículo do curso, adaptado à realidade e que possibilita o conhecimento das diversas áreas do Direito.
O reconhecimento da comunidade é obtido, ainda, graças às comprovações da qualidade do ensino oferecido. Exemplo disso são os índices de aprovação nos concursos públicos de ingresso nas carreiras jurídicas e a distinção do selo OAB Recomenda, já obtido pela instituição.
UPF tem 26 formandos do Direito aprovados no exame da Ordem
· 1 min de leitura