Passo Fundo em situação de estiagem

Conforme o observatório meteorológico da Embrapa Trigo não chove quantidades significativas no município há dez dias

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O município de Passo Fundo entra em situação de estiagem, a partir desta terça-feira. A Estação Meteorológica da Embrapa Trigo não registra grande quantia de chuva desde o início de janeiro e conforme o 8ª Distrito de Meteorologia do Inmet pode se considerar estiagem quando não há chuva em um período de dez dias no verão. A última vez que choveu foi na tarde do dia 31 de dezembro, cerca de 11 mm. Não há previsão de precipitações relevantes para essa semana. Até sexta-feira, o clima será abafado e de pancadas de chuvas mal distribuídas. Também não se descarta a possibilidade de queda de granizo. Até quarta-feira (11), as temperaturas máximas serão acima dos 30ºC.
Hoje, o céu ficará parcialmente nublado a nublado. A temperatura mínima será de 18ºC e a máxima 33ºC.  Na quarta-feira, o dia será parcialmente nublado com nuvens mais carregadas no início da tarde e a noite. A mínima será de 20ºC e a máxima 33ºC. Na quinta-feira, o céu ficará encoberto a nublado. A mínima será de 20º e a máxima 28ºC. Já na sexta-feira, as temperaturas entram em um ligeiro declínio devido ao aumento da nebulosidade.

Segundo o observador meteorológico da Embrapa, Ivengdonei Sampaio, os dias serão abafados, principalmente na quinta-feira. “Será um dia pior que o outro devido a massa de ar quente e seca. Na quinta, podem ocorrer pancadas de chuva com rajadas de vento e não se descarta a queda de granizo. No entanto, as chuvas dessa semana serão localizadas e mal distribuídas”, disse Sampaio.

A temperatura está um grau acima da média e a umidade relativa do ar que costuma ser de 71% está abaixo do normal, em torno de 60%. Sampaio destaca ainda, que o município já pode ser considerado em situação de estiagem. “Em dez dias sem chuva as culturas de soja e milho já sentem a falta de água. Neste período deveria chover entre 40% e 50% dos 143,4 milímetros previstos para o mês de janeiro. No entanto, choveu apenas 5% da média, praticamente não choveu”, revelou Sampaio.

Gostou? Compartilhe