Universidade Popular transforma vidas

Conjunto de ações oferecidas por essa instituição melhora a qualidade de vida da comunidade em diversos bairros do município

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Há cerca de sete anos, a Universidade Popular (UP) vem transformando a vida de milhares de passo-fundenses que possuem poucas condições financeiras. A Universidade Popular realiza programas gratuitos de formação em benefício da população. O órgão atua em três núcleos: educação de jovens e adultos, capacitação para o trabalho e políticas de leitura. Muitas pessoas conseguiram entrar na faculdade, conquistaram um trabalho ou cresceram profissionalmente após ingressarem na UP.
Segundo a coordenadora da Universidade Popular, Maria Augusta D’Arienzo, esse programa é uma coordenadoria da Secretaria Municipal de Educação criada para fazer a inclusão social das pessoas através da educação e da cultura.  Ela foi instalada em agosto de 2005. Os projetos estão divididos em três núcleos, entre eles estão: o Pré-Enem, inclusão digital, o ônibus “O Fabuloso” e os 30 cursos profissionalizantes. “Através desse programa as pessoas têm a oportunidade de resgatar o sentimento de cidadania”, comemora a coordenadora da UP.

Mais de 150 pessoas estão envolvidas em desempenhar os projetos dessa instituição de ensino. Só no ano passado, 700 alunos se formaram nos cursos profissionalizantes. Mas, a UP vai além da capacitação para o trabalho. Milhares de pessoas são beneficiadas através dos projetos presentes nos demais núcleos da UP.

A coordenadora da UP presente nesse programa desde 2009 disse que trabalhar nas ações dessa instituição é uma experiência muito gratificante. “Saio fortalecida em ajudar as pessoas. A Universidade Popular ajuda na questão cultural formando mais leitores, ajuda na alfabetização dos jovens e adultos através do Brasil Alfabetizado, oferece curso para ajudar no Enem em busca do sonho do ensino superior, faz com que as pessoas caminhem com as próprias pernas e os cursos profissionalizantes proporcionam o aumento da renda da família”, comemora Maria Augusta.

Esses projetos e oficinas são desenvolvidos em parceria com outros órgãos como as secretarias de Saúde, de Educação e de Assistência Social, Hospital Municipal e projeto Bombeiro Mirim.

A notícia completa na edição impressa  e  digital do Jornal O Nacional.  Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas.

Agora também disponível para iPad e iPhone. Acesse a App Store e baixe o aplicativo grátis

Gostou? Compartilhe