Município vai publicar novo edital para destinação final do lixo

Edital anterior foi cancelado por questões apontadas pelas empresas participantes sobre a área oferecida pelo município para a realização das atividades

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Deve ser publicado nos próximos dias o novo edital que trata da licitação para a destinação final do lixo. O processo anterior precisou ser cancelado depois que algumas das empresas participantes apontaram problemas na questão da área oferecida pelo município para operar as atividades. “Cancelamos o edital e estamos publicando esta semana o novo com mudança no objeto da licitação”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Clóvis Alves.

De acordo com ele, a área que está sendo oferecida pelo município não está interditada, conforme as empresas teriam apontado. “Estamos oferecendo uma área desmembrada do aterro. A área do aterro é de 24 hectares e a que tem a licença de operação da Fepam é de apenas 8 hectares, onde são as células. A que estamos oferecendo é lindeira às células, com cerca de 6 hectares. Por isso, mudamos esse ponto no novo edital e também determinamos que o empreendimento que apresentar a proposta tem que estar compatível com essa área e não pode ser aterro”, salienta o secretário.

As propostas das empresas devem apresentar uma nova tecnologia para destinação final do lixo e que se enquadre dentro da Lei de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. “A empresa precisa se comprometer com todo o resíduo que vá para a área que estamos dispondo. Para isso, precisa fazer o aproveitamento de 100% do que é reciclável e o que for orgânico que faça o aproveitamento da melhor forma que a tecnologia vier a se adaptar”, destaca.

A partir da publicação do edital precisam se passar 45 dias até a abertura dos envelopes. “Acredito que no prazo máximo de 60 a 90 dias tenhamos a definição da empresa vencedora e da tecnologia que será empregada”, projeta.

A notícia completa na edição impressa  e  digital do Jornal O Nacional.  Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas.

Agora também disponível para iPad e iPhone. Acesse a App Store e baixe o aplicativo grátis

Gostou? Compartilhe