Com mais de 60% de perdas nas lavouras de milho e cerca de 30% de queda na produção leiteira, o município deve assinar hoje o decreto de situação de emergência na zona rural de Passo Fundo. Laudo elaborado por técnicos da Emater apontaram prejuízos significantes nas lavouras do interior. A decisão foi confirmada após uma reunião na tarde de ontem (11), entre as secretaria do Interior, Defesa Civil Municipal, Emater e sindicatos Rural e de Trabalhador Rural. Na tarde de ontem a chuva mal distribuída resultou entre 2 e 8 milímetros.
O coordenador da Defesa Civil Municipal, Márcio Patussi disse que medida ajudará os agricultores na busca por renegociações de dívidas e subsídios do Governo. “O Conselho de Agricultura se reuniu e entregou o laudo que aponta a necessidade do decreto. Os sindicatos admitiram as perdas e esperam essa medida para facilitar o acesso a recursos do Governo e financiamentos”, disse Patussi.
Conforme os dados colhidos pela Emater, a perda nos 3 mil hectares de milho plantados no município chega a 60%. Nos 38 mil hectares de soja o prejuízo é de 20% e a queda na produção leiteira ultrapassa os 30%. Cerca de 400 unidades de leite foram afetadas provocando a não produção de 840 mil litros de leite no período de 15 de novembro a 11 de janeiro.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Alberi Ceolin informou que na região de Passo Fundo cerca de 500 produtores rurais foram atingidos pela estiagem e que os maiores prejudicados são os pequenos agricultores que plantaram com recursos próprios sem o financiamento e seguro da lavoura.
Conforme o engenheiro agrônomo da Emater, Cláudio Dóro, que ajudou a elaborar o laudo técnico das perdas, a esperança dos agricultores nesse momento é a soja. “A soja terá que pagar as despesas da lavoura da própria soja, do milho e manter ainda o produtor por mais oito meses no mínimo. Todas as apostas estão sendo depositadas na soja”, revelou Dóro.
A notícia completa na edição impressa e digital do Jornal O Nacional. Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas.
Agora também disponível para iPad e iPhone. Acesse a App Store e baixe o aplicativo grátis