Um parque urbano para a Cidade Universitária

Área com três nascentes e diversas espécies nativas foi cedida pela Prefeitura para a associação de moradores, que há anos recupera o local

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Uma área que ladeia a Avenida Brasil, com 1,6 hectares, vai ser transformada em parque urbano. O prefeito Airton Dipp assinou esta semana a permissão de uso do local, situado nos fundos da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento – DPPA e da sede do Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG. Com o ato, a Associação de Moradores do loteamento Cidade Universitária passa a ser oficialmente responsável pelos cuidados do local, que já abriga um playground e é utilizado para lazer.  

“Ao todo, são aproximadamente 18 mil m² que compõe a área pertencente ao Município. Porém, já foram cedidos terrenos para a instalação da central da Polícia Civil e do MTG. Com isso, a zona de preservação foi reduzida para 16,3 mil m²”, informa o vice-presidente da Associação de Moradores, Evandro Jacobs. No local já foram identificadas três nascentes, que mesmo com a situação de estiagem seguem com fluxo de água constante, além da existência de muitos animais silvestres. O perímetro de preservação tem como limites a Avenida Brasil, a Av. César Santos, a BR 285 e o contorno do Bairro Petrópolis.

O vice-presidente da entidade recorda que há mais de cinco anos os moradores atuam para evitar a degradação provocada, às vezes, por parte da própria comunidade. A partir da permissão de uso, o objetivo é realizar ações em conjunto com a Prefeitura, especialmente a Secretaria do Meio Ambiente. A parceria com o poder público pode viabilizar a de busca de recursos. Até o momento, os benefícios – como a área de lazer – foram realizados com financiamento próprio da associação e também doações. “Vamos buscar recursos oficiais para construir um parque urbano. Nosso foco é não excluir a comunidade deste processo de preservação, pelo contrário, a comunidade só contribui e preserva se ela estiver inserida dentro do projeto”, destaca.

A notícia completa na edição impressa  e  digital do Jornal O Nacional.  Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas.

Agora também disponível para iPad e iPhone. Acesse a App Store e baixe o aplicativo grátis

Gostou? Compartilhe