Licitação da central semafórica terá abertura de envelopes

Empresas interessadas participam do processo na próxima segunda-feira, quando devem apresentar toda a documentação

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Mais uma etapa das modificações que vem sendo implementadas no trânsito de Passo Fundo nos últimos anos está começando. Trata-se da instalação da central semafórica que, dentre outras atribuições, deverá ser responsável pelo gerenciamento das sinaleiras no centro da cidade. Para isso, na próxima segunda-feira, dia 16 de janeiro, serão abertos os primeiros envelopes da licitação que trata do assunto. Segundo informações do setor de engenharia da Secretaria Municipal de Segurança Pública, nestes primeiros envelopes constam as documentações das empresas participantes e os atestados de capacidade técnica. O processo de abertura conta com a presença dos representantes das empresas.

Depois disso, não havendo problemas com as documentações, são analisados os atestados de capacidade técnica para verificar se existem as condições das empresas interessadas de atender a demanda. As que são aprovadas têm então os envelopes de preços abertos, em data ainda a ser marcada.

A licitação trata da contratação de uma central semafórica, que inclui os equipamentos que serão utilizados na sala de operações, tais como computadores que farão o gerenciamento dos semáforos e os controladores, que fazem parte do primeiro lote. Esta central funcionará no antigo quartel, junto à Guarda Municipal de Trânsito, em sala já reservada para seu funcionamento.

Já o segundo lote é para os grupos focais, que são as sinaleiras propriamente ditas, cabos e botoeiras sonoras. Estas são especiais para os portadores de necessidades especiais. Dessa forma, sempre que acionadas, emitirão um som no momento em que a sinaleira estiver aberta para os pedestres, facilitando a identificação da hora certa de atravessar a rua.

Depois de todo o processo licitatório, segundo o prazo informado no edital, a empresa vencedora tem o período de 30 dias para colocar tudo em funcionamento.

Gostou? Compartilhe