O núcleo Multidisciplinar do Observatório da Juventude e de Violências nas Escolas (Catédra da Unesco/Universidade de Passo Fundo – UPF), reuniu-se na quarta-feira, 11 de janeiro, para discutir parcerias com entidades que se dedicam a construir alternativas de prevenção às violências, especialmente no âmbito escolar. Representantes da Ecopaz (Guaporé) e do Serpaz (São Leopoldo) participaram apresentando experiências de metodologias voltadas à formação de lideranças para a resolução não violenta dos conflitos, na perspectiva da construção de uma cultura de paz.
O evento contou com a participação da diretora do Departamento de Direitos Humanos da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos, Tâmara Bisolo Soares, que expôs e debateu com os presentes possibilidades concretas de efetivação de parcerias com a Universidade por meio do Observatório. Os integrantes do Núcleo foram incentivados a elaborar e apresentar iniciativas neste sentido, entre elas o Projeto de Alternativas às Violências (PAV), a ser oferecido à comunidade escolar de Passo Fundo e região.
Além dos professores que integram o Observatório, a reunião teve a participação do diretor do Centro de Apoio Socioeducativo Eduardo Peliciolli, da coordenadora do Centro de Estudos e Práticas de Justiça Restaurativa (Ceprajur) Vera Lúcia Biasin, da representante da Secretaria Municipal de Educação Vanessa Ilha, do representante da 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) Daniel Retamoso Palma e do assessor da Reitoria da UPF Márcio Tascheto.