Projeto quer ampliar serviços de TI

Empresas encubadas no PoloSul receberão infraestrutura e equipamentos para desenvolvimento de softwares

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A área de Tecnologia da Informação é promissora na região e ganha mais um impulso com a aprovação de um novo projeto. Fruto de um trabalho conjunto de professores da Universidade de Passo Fundo (UPF), alunos e empresários, o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) aprovaram um projeto para concretização da Incubadora do Polo de Tecnologia da Informação (TI) de Passo Fundo. A apresentação da novidade aos professores da UPF, representantes do PoloSul.org e de empresas associadas aconteceu nesta sexta-feira, 13, no Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg), campus I da instituição.

Conforme publicado no Diário Oficial da União, o termo de concessão de recursos ao projeto será liberado ainda neste ano, no valor total de R$ 265.000,00. Os recursos serão destinados para investimento em melhoria científica, tecnológica e de inovação na Incubadora Tecnológica do PoloSul.org. O encontro desta sexta-feira serviu também para validar as demandas, identificando as melhores formas de aproveitamento dos recursos.

O professor Jaqson Dalbosco, responsável pelo projeto, explica que as encubadas são empresas nascentes, formadas principalmente por estudantes, que recebem a infraestrutura para desenvolverem novos produtos, projetos e serviços, pelo trabalho da PoloSul.org, que neste caso funciona como uma incubadora. Ele entende que o recurso aprovado será fundamental para o aumento da produtividade no setor. “Esse recurso será utilizado para aquisição de novos equipamentos que vão gerar novos produtos, serviços e negócios para a as empresas incubadas, trazendo uma série de benefícios que as empresas nascentes vão dispor como equipamentos que somente grandes empresas poderiam adquirir”, destaca.

Segundo Dalbosco, o PoloSul.org atua com sua base no tripé iniciativa privada – empresas associadas – Prefeitura, e por isso a participação da UPF neste contexto é importante. “Um ponto forte desse projeto é a relação universidade, empresas e o setor público, por meio da Prefeitura. O PoloSul já é um projeto que vem sendo apoiado por esta parceria, contando hoje com aproximadamente 50 empresas associadas”, frisa.


Pedro Müller, presidente do PoloSul.org, ressalta que diante de um setor que cresce a cada dia, a aprovação do projeto consolida o trabalho e abre portas para novos caminhos e parcerias. “Para a PoloSul a aprovação deste projeto é bastante importante, pois vamos conseguir, a partir deste recurso, criar uma infraestrutura de tecnologia que vai facilitar e permitir a criação de projetos inovadores utilizando tecnologia de ponta, de alta performance, permitindo um modelo de projeto e incubadoras além do espaço físico”, observa.

Representando a Prefeitura de Passo Fundo, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Citolin, esteve presente e destacou que é dever do poder público apoiar iniciativas como esta. “A Universidade, empresas e o poder público podem juntos desenvolver grandes projetos para ampliar este setor, que além de gerar emprego e renda, gera tributos diretos ao município, e por isso temos o dever de incentivar e colaborar com o crescimento”, opina.

O projeto aprovado, intitulado Ampliação de infraestrutura e consolidação da Incubadora Tecnológica PoloSul.org, tem até dezembro de 2013 para ser executado.

Gostou? Compartilhe