A última sexta - feira (13) foi, ao contrário do que normalmente imaginamos, um dia de sorte para um grupo de sete mulheres da paróquia São Cristóvão. Elas receberam o certificado de conclusão do curso de corte e costura desenvolvido junto a paróquia, numa parceria da Cáritas, Universidade Popular, ONG Moradia e Cidadania e um grupo de empresários do Bairro São Cristóvão.
A iniciativa foi a primeira de outras que se sucederão, e buscou formar as mulheres para o desenvolvimento da habilidade do corte e costura. No dia do encerramento do curso elas receberam o certificado fornecido pela Universidade Popular/Prefeitura Municipal de Passo Fundo e os cumprimentos das demais entidades presentes.
No desenvolver das aulas já era possível perceber a importância da iniciativa para as participantes. Em uma das visitas de acompanhamento da Cáritas, Maria de Fátima Ferreira, destacou: “Eu sou aposentada porque tenho problema de coluna e não posso entrar numa indústria. Com o curso, posso trabalhar em casa e levar os conhecimentos para a minha comunidade, repassando para outras pessoas”;
As perspectivas futuras envolvem através da qualificação profissional, desde a utilização do conhecimento para a confecção de subsistência familiar, a complementação de renda através da execução de reformas de roupas, e a inserção no mercado de trabalho através de iniciativas da Economia Solidária ou junto à empresas do ramo. Durante a cerimônia de formatura, as participantes do curso reconheceram a importância da oportunidade, bem como o apoio das entidades e a atenção por parte do professor que ministrou o curso, Gaudêncio Pimel.