Implantar diferentes modelos possíveis de produção de alimentos faz parte das ações desenvolvidas pelo Cetap (Centro de Tecnologias Alternativas Populares). Com este objetivo, ontem à tarde (17) os técnicos da organização participaram de uma capacitação onde foi construída uma horta em formato de mandala. Segundo o engenheiro agrônomo do Cetap, Alvir Longhi, a ideia é mostrar alternativas de aproveitamento de espaços para a produção de alimentos. “Este tipo de modelo pode ser implantado em espaços não muito grandes. O formato circular possibilita que se aumente os metros quadrados da produção”, explica. Além disso, se forem observadas algumas sugestões de ordem de plantio, o aproveitamento é ainda maior.
A mandala feita durante a capacitação foi construída no próprio Cetap. Para isso, todas as pessoas que participaram da atividade construíram a horta em forma de mutirão. Depois desse aprendizado, o objetivo é desenvolver esta ação junto às famílias rurais e urbanas, escolas e demais interessados. Na tarde de ontem, o grupo aprendeu a preparar e montar a estrutura da mandala. Numa outra oportunidade, será realizada outra oficina para o cultivo das espécies. Assim, o Cetap cumpre um de seus principais objetivos que é o de apresentar técnicas alternativas para a produção de alimentos.
A ideia é levar estas técnicas para a implantação de hortas em escolas, propriedades rurais, ou mesmo em lotes urbanos. “Se, por exemplo, uma associação de bairro tem um terreno e não sabe como aproveitá-lo, podemos buscar alternativas. Em escolas, podemos mostrar a técnica e ainda implementar a compostagem que também servirá, tanto para aproveitar o lixo, como para aproveitamento na própria horta”, destaca. O Cetap atende 33 municípios das regiões Norte e Nordeste do estado. Na região de Erechim, por exemplo, já foram implantadas 25 hortas em formato de mandala junto a famílias de agricultores. “É prova de que já temos experiência de que dá certo”, avalia.
A notícia completa na edição impressa e digital do Jornal O Nacional. Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas.
Agora também disponível para iPad e iPhone. Acesse a App Store e baixe o aplicativo grátis