Governo pede ao MP que investigue Doux Frangosul

Documentos mostram indícios de que artifícios contábeis foram utilizados para transferir recursos da filial brasileira para a matriz, na França.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Governo do Estado encaminhou ao Ministério Público Estadual, no final da tarde desta terça-feira (17), cópias dos últimos três balanços da Doux Frangosul, com pedido de investigação, já que há indícios de que artifícios contábeis foram utilizados para transferir recursos da filial brasileira para a matriz, localizada na França. A atitude foi tomada após esgotarem todas as possibilidades de conversação do Governo com a empresa e diante do aumento do passivo desta com os produtores integrados.

Há pelo menos três anos a empresa vem atrasando o pagamento dos cerca de 2,2 mil produtores de suínos e aves que fornecem a matéria prima para a empresa. Atualmente, depois de muitas promessas não cumpridas e o descumprimento de cláusulas contratuais, segundo o presidente da Fetag, Elton Weber, o atraso médio com os produtores é de 150 dias e a dívida gira em torno de R$ 40 milhões.

O posicionamento do Governo do Estado foi anunciado pelos secretários da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, e do Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik, a uma comissão formada por diretores da Fetag, da Acsurs, associação de produtores e prefeitos dos municípios mais atingidos pela crise, em audiência realizada no final da manhã, na Casa Civil. E repetido depois, em praça pública para dezenas de manifestantes que vieram à Capital protestar.

A notícia completa na edição impressa  e  digital do Jornal O Nacional.  Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas.

Agora também disponível para iPad e iPhone. Acesse a App Store e baixe o aplicativo grátis

Gostou? Compartilhe