A Doux Frangosul distribuiu na sexta-feira uma nota em que reforça “a conduta de forma ética e dentro da legalidade em todos os níveis de atuação, comprovada por seus balanços públicos e fiscalizações de órgãos públicos, estando à disposição para quaisquer consultas do Ministério Público ou outros órgãos”. A manifestação refere-se ao pedido feito pelo governo do Estado para que a empresa seja investigada pelo Ministério Público Estadual, pois a suspeita de que ela esteja manipulando o envio de dinheiro do Brasil para a França sem que isso apareça em seus relatórios contábeis. O governo e os produtores querem saber a real situação financeira da empresa que há mais de 150 dias está em atraso com o pagamento de lotes integrados de aves e de suínos.
Segundo a nota da Doux, “todas as remessas de recursos para a matriz, na França, são regularmente efetuadas por meio do Banco Central do Brasil. Todas essas remessas são registradas nos balanços oficiais da Doux Frangosul, com fiel observância às exigências contábeis e fiscais previstas nas leis brasileiras, assim como todas as remessas efetuadas pela Matriz à filial brasileira”.
A companhia reitera, ainda, que está a total disposição do Ministério Público e de outros órgãos governamentais para expor, esclarecer e complementar toda e qualquer informação sobre suas operações contábeis no Brasil. “A Doux Frangosul tem como princípio de seu negócio respeitar e cumprir as leis e regulamentos vigentes no país onde opera ou comercializa seus produtos, além de reconhecer e valorizar todos os envolvidos em sua cadeia produtiva incluindo colaboradores, fornecedores, parceiros, comunidade, governo e imprensa”, diz a nota.
O pedido de investigação foi entregue ao procurador-geral de Justiça em exercício, Ivory Coelho Neto, que anunciou examinar pessoalmente toda a documentação. Um promotor-assessor da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos fará uma análise para saber qual será a atribuição do Ministério Público em toda a questão. O que for de competência de outras instituições será imediatamente encaminhado para elas.
Doux diz que cumpre lei na remessa de dinheiro para a França
· 1 min de leitura