Nesta segunda-feira iniciam efetivamente as primeiras obras com os recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O planejamento do conjunto total dos projetos foi realizado ao longo de quase quatro anos. A primeira obra a sair do papel será o asfaltamento de parte do Anel Viário, que compreende a Avenida Presidente Vargas, entre a Rua Scarpelini Ghezzi e a Avenida Sete de Setembro, sentido bairro centro. Segundo o coordenador técnico da Unidade de Gestão de Projetos (UGP) do BID, Celmiro Mesquita, optou-se por iniciar por este trecho, pelo fato de ser uma via de tráfego intenso. “Por tratar-se de período de ferias, este é de menor intensidade”, afirmou.
Para realização deste primeiro projeto, que compreende dois módulos do Anel Viário, a Prefeitura contratou o Consórcio Traçado/Construbras, empreiteira contratada pelas obras, e ainda a INCORP Consultoria e Assessoria, empresa que é responsável pela supervisão da qualidade e cumprimento dos cronogramas do projeto. O projeto, que têm 17 km de extensão, custará R$ 12 milhões e prevê a terraplanagem, pavimentação, drenagem pluvial e sinalização vertical e horizontal.
Mesquita explicou ainda que o cronograma das obras é elaborado em conjunto entre o Consórcio a empresa de supervisão, pela Prefeitura e ainda pode sofrer ajustes devido as obras da CORSAN. “O planejamento das obras é reavaliado a cada 15 dias, pois depende do fluxo de veículos e ainda das condições do tempo”, explicou.
Durante a realização da recuperação do asfalto, não haverá interrupção do trânsito na Presidente Vargas. “O tráfego dos veículos será direcionado para a pista paralela da Avenida, assim como foi realizado durante as obras da Corsan”, explicou.
A Prefeitura ainda não divulgou a previsão de início para as obras restante do projeto, mas elas devem ser realizadas até o final do ano. O segundo módulo a ser recuperado inicia nas ruas Fagundes dos Reis, Benjamin Constant, Uruguaiana, Dona Elisa. Futuramente serão licitados ainda os projetos de execução de mais três módulos do Anel Viário.