As condições meteorológicas para os próximos dias não são ideais para a ocorrência de chuvas uniformes. Mesmo assim as pancadas isoladas previstas poderão ocorrer em diversos pontos, o que garantirá que sejam mais bem distribuídas. Desde a última sexta-feira há nebulosidade sobre a região e também muitas nuvens carregadas. Em várias localidades foram registradas chuvas esparsas em quantidade significativa. Mesmo assim a média para o mês não será alcançada.
A Estação Meteorológica da Embrapa Trigo registrou até a manhã da última segunda-feira um acumulado de 93 milímetros no mês de janeiro. O total representa 64% de todo o esperado para o mês de janeiro, 143,4mm, e confirma o prognóstico divulgado no início do verão sobre as chuvas abaixo da média em função do fenômeno La Niña. Conforme o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio de sexta a segunda-feira a estação registrou somente 3 mm de precipitação. Sampaio pondera, porém, que recebeu informações de que em algumas áreas próximas houve pancadas de chuva de quantidade significativa. “Até quarta-feira os dias começam claro passando a nublado até encoberto. Também teremos pancadas de chuva esparsas a tarde ou a noite, principalmente na terça-feira”, destaca.
Na quarta-feira há a possibilidade de pancadas de chuva localizadas e de rápida passagem que poderão atingir mais pontos do que foi registrado até ontem, o que garantirá uma melhor distribuição na região. Na quinta-feira ainda permanece um pouco de nebulosidade, mas ela já enfraquece com a mudança do quadrante de vento de norte para sul. “Se não vier essa chuva na quarta-feira até o final do mês não tem mais nenhuma previsão”, ressalta Sampaio.
Temperaturas
Os ventos de origem norte que chegam à região deixam as temperaturas elevadas até a próxima quinta-feira com máximas chegando a 32ºC. Com a mudança da orientação dos ventos de norte para sul, prevista para quinta-feira, as temperaturas terão um declínio que amenizará um pouco o calor em função do vento mais frio e seco que chegará à região.
Temperaturas seguem altas e há possibilidade de chuva
· 1 min de leitura