Aos 18 anos, Vanessa Giaretta, conquistou uma vaga no curso de medicina da UFRGS, onde mais de 7,2 mil candidatos disputaram as 140 vagas oferecidas, o que representa uma concorrência de 51,88 candidatos por vaga. Com a nota alcançada, Vanessa ainda alcançou o 112º lugar no ranking geral da Universidade onde 41.009 candidatos se inscreveram.
Para chegar a aprovação, logo que Vanessa terminou o ensino médio, ela abdicou de um ano na convivência com a família e dos amigos. Mudou-se de Passo Fundo para Porto Alegre e se isolou em uma quitinete para se preparar para a maratona de vestibulares. A rotina da estudante foi de dedicação intensa: cursinho de manhã e à tarde e à noite estudo em casa. “Optei por morar sozinha para me concentrar, ter meus horários. No cursinho, aproveitei para fazer todas as disciplinas possíveis. Eu me concentrei em estudar mais as humanas, já que sempre tive facilidade nas exatas. Também aproveitei ao máximo os plantões com os professores para tirar todas as dúvidas possíveis”, relatou.
Apesar da dedicação, a notícia da aprovação chegou surpresa para a estudante. “Eu não esperava passar. A redação foi muito difícil, polêmica para todos. Faltando cinco minutos para encerrar a prova eu ainda estava fazendo a conclusão da redação”, relatou. No entanto, o excelente desempenho nesta prova foi definitivo para a sua aprovação. Valendo 25 pontos, a redação de Vanessa recebeu a nota 24,47 – 14º melhor nota do vestibular de 2012.
A notícia completa na edição impressa e digital do Jornal O Nacional. Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas.
Agora também disponível para iPad e iPhone. Acesse a App Store e baixe o aplicativo grátis