Integrantes do Serviço de Orientação e Solidariedade à Aids- Sosa, se reuniram com o prefeito em exercício, Luiz Miguel Scheis nesta quinta-feira, 26, onde relataram o trabalho feito com 40 famílias de Passo Fundo. O grupo pediu apoio para ampliação do espaço que ocupam no antigo quartel do exército.
Marlene Brites, coordenadora do grupo, disse à Scheis que o Sosa recebe uma verba semestral da ONG KNH, da Alemanha, para custear despesas com cestas básicas, medicações de fortalecimento aos órfãos que tenham o vírus e tratamentos específicos, além de vales-transporte para as famílias irem até os ambulatórios e hospitais quando necessário. Ela salientou que o local onde as crianças são atendidas, que fica no antigo Quartel, é pequeno e precisa de alterações no espaço e a construção de banheiros para que a ONG continue remetendo a verba. O Sosa trabalha hoje com 130 crianças órfãs, portadores de HIV, que precisam de tratamento médico.
A Unesco também ajuda a instituição com medicamentos, através de colaboração do governo federal. Scheis garantiu uma reunião com o prefeito Airton Dipp e o secretário de Saúde, Jairo Caovilla para que sejam tomadas as medidas de readequação do espaço, para que a Ong não perca a ajuda advinda da Europa.