Fiscalização para assegurar o sossego

Atuação conjunta de secretarias do município e Brigada Militar marcou o início da vigência da lei que regra as lojas de conveniência

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Entrou em vigorar na noite de sábado, 28, a lei municipal que  regra o funcionamento das lojas de conveniência em postos de combustível. Para assegurar o cumprimento das novas regras a Secretaria de Segurança Pública coordenou uma força tarefa envolvendo também as secretarias de Meio Ambiente e de Finanças, além da Brigada Militar, incluindo agentes do BOE e da Patram. A ação de fiscalização envolveu mais de 25 profissionais e nove viaturas. O cumprimento do código de trânsito e os limites estabelecidos pela lei de poluição sonora também foram alvo de fiscalização.

Antes da vigência da lei somente três postos de combustível ainda mantinham suas lojas de conveniência abertas após a meia-noite. Mesmo com apenas três focos de algazarra noturna, a entidades de moradores e lojistas da Mais Morom estima que o número de habitantes perturbados fique próximo de nove mil. Mas se o comportamento inicial for mantido os vizinhos aos postos estão com a tranquilidade assegurada. Na noite que a regra do fechamento passou a vigorar todos os estabelecimentos cumpriram o disposto e não houve nenhum caso de tumulto ou algazarra.

A abordagem iniciou na área central de Passo Fundo, à 23h 30min, no local considerado mais crítico pelas autoridades: o cruzamento entre as ruas Moron e Capitão Eleutério. No posto reconhecido como ponto de encontro, 40 minutos antes da meia-noite já era bastante reduzido o número de frequentadores e mesmo assim, boa parte com perfil diferente do habitual. Sem a presença de pessoas bebendo nas calçadas, os poucos clientes que ainda estavam no pátio do estabelecimento eram caracterizados por famílias e jovens, quase em mesma proporção.

A loja de conveniência foi pontualmente fechada e em seguida os funcionários do estabelecimento fizeram o isolamento do pátio com correntes. As infrações detectadas se deram por parte de motoristas que não observaram a proibição do estacionamento de veículos, após as 22h, em um raio de cem metros dos postos.

A notícia completa na edição impressa  e  digital do Jornal O Nacional.  Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas.

Agora também disponível para iPad e iPhone. Acesse a App Store e baixe o aplicativo grátis

Gostou? Compartilhe